A AGENDA NEOLIBERAL E A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL: NOTAS SOBRE AS CONTRARREFORMAS EM CURSO
Resumen
O trabalho a seguir visa contextualizar as atuais reformas em curso no Brasil no âmbito de uma agenda política e social mais ampla, marcada pelos ditâmes do “pensamento único” neoliberal. A hipótese do trabalho é de que as reformas tendem a corroborar a precarização do trabalho docente no país. Num primeiro momento, será apresentado o conceito de neoliberalismo e o contexto de sua ascensão. Em seguida, as reformas, ou contrarreformas, em curso no país serão descritas e analisadas. Por fim, será desenvolvido um balanço das implicações destas reformas para o cotidiano do trabalho docente no Brasil, conformando os elementos da conclusão do trabalho.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Transferência de direitos autorais:
Declaro que após aprovado para publicação a Revista Tropos editada pela Universidade Federal do Acre (UFAC), passará a ter os direitos autorais do trabalho, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, sendo permitida a reprodução total ou parcial desde que devidamente referenciada.