A ORALIDADE COMO PRÁTICA DE LETRAMENTO NA EJA
Resumen
No trabalho com a língua, cabe à escola demostrar aos alunos que é através da linguagem que há interação entre sujeitos sociais, com o público da EJA, essa demonstração tem que se vincular à prática e função social enquanto ser ativo e que deseja melhorar suas condições de vida, principalmente no mercado de trabalho. Assim sendo, é fulcral no ensino da língua, o trabalho com gêneros textuais, tanto escritos quanto orais. Considerando que é por meio da linguagem que os sujeitos interagem, o presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de trabalho com a linguagem oral, para que o aluno possa desenvolver habilidades de letramento, nesse aspecto. Estabelecendo uma relação entre oralidade e letramento, elaboramos a proposta intervenção através da utilização da entrevista oral de emprego para alunos do 2º segmento da Educação de jovens e adultos (EJA) de uma escola pública de Rio Branco – AC. O objetivo dessa proposta de intervenção é preparar o aluno para o uso eficiente da linguagem oral, formal, como prática de letramento através de atividades de elaboração, simulação e leitura de entrevistas de emprego, por entender que o referido gênero é significativo para a vida dos estudantes. Como embasamento teórico e metodológico no apoiamos em autores como Bakhtin (2010) Dolz e Schneuwly (2004,) Antunes (2009), Bortoni-Ricardo (2010 e 2013), Marcuschi (2001,2007,2008.) Kleiman (2005), Rojo (2009), entre outros referenciais.
Palavras-chave: EJA. Letramento. Oralidade. Entrevista de emprego.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Transferência de direitos autorais:
Declaro que após aprovado para publicação a Revista Tropos editada pela Universidade Federal do Acre (UFAC), passará a ter os direitos autorais do trabalho, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, sendo permitida a reprodução total ou parcial desde que devidamente referenciada.