SINTO, LOGO EXISTO NUM ESPAÇO ARQUEOLÓGICO NA REALIDADE VIRTUAL

Autores

  • Eduardo Zilles Borba Universidade de São Paulo (USP)
  • Marcelo Zuffo Universidade de São Paulo (USP)

Resumo

Este artigo apresenta a criação de um modelo em realidade virtual com a finalidade de exploração ao espaço arqueológico de Itapeva, localizado no interior do Estado de São Paulo. Inicialmente, são demonstradas as atividades metodológicas de concepção do modelo: coleta de dados in loco, tratamento digital, modelagem 3D e teste com usuários em ambientes imersivos de simulação eletrônica. Este trabalho foi guiado por técnicas indicadas nas obras de Doneus e Neubauer (2005), Forte (2011) e Borba et al. (2017). Para criar uma experiência imersiva e realística foram utilizados óculos de realidade virtual (Oculus Rift) e dispositivos de interatividade (joysticks). Após a descrição do desenvolvimento deste ambiente virtual, o artigo faz uma reflexão sobre a experiência perceptiva do indivíduo no ambiente comunicacional. Ou seja, além de apresentar os caminhos utilizados na construção do modelo, lança-se um olhar crítico aos mecanismos de comunicação responsáveis por produzirem a sensação de que a pessoa realmente habita outra realidade. Este exercício teve como base as teorias de imersão, presença, plausibilidade e interação humano-máquina de Kerckhove (1995), Friedberg (2006) e Slater et al. (2013). Em suma, os resultados alcançados indicam que fatores objetivos (experiência sensorial) e subjetivos (experiência mental) estimulam o mergulho do usuário no ambiente digital, sendo possível organizar estes impulsos em três categorias: realismo, interatividade e envolvimento. Curiosamente registrou-se que, mesmo sabendo que tratava-se de uma realidade gerada por computadores, os sentidos audiovisuais do usuário eram facilmente convencidos de que habitava-se outro espaço. Caso para dizer: sinto, logo existo no contexto virtual.

Biografia do Autor

Eduardo Zilles Borba, Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em Ciências da Informação (Comunicação Publicitária) pela Universidade Fernando Pessoa, Portugal. Professor-assistente e pós-doutorando em Engenharia Eletrônica na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Professor-convidado do Mestrado em Indústria Criativa da Universidade Feevale; da Especialização em Televisão e Convergência Digital da Unisinos; e das Graduações de Pedagogia, Publicidade, Design e Relações Públicas da Faccat. Pesquisador no Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da Universidade de São Paulo (CITI-USP) com apoio do programa Atração de Jovens Talentos CNPq-Brasil. Também é pesquisador do Ceclico na Universidade Fernando Pessoa (Porto) e do Clepul na Universidade de Lisboa (Lisboa).

Marcelo Zuffo, Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP). Professor-titular do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos na Escola Politénica da Universidade de São Paulo (EP-USP), coordenador do Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas (CITI-USP) e do Grupo de Pesquisa em Meios Eletrônicos Interativos no Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI-USP).

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Publicado

2017-12-19

Como Citar

Zilles Borba, E., & Zuffo, M. (2017). SINTO, LOGO EXISTO NUM ESPAÇO ARQUEOLÓGICO NA REALIDADE VIRTUAL. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 6(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/1532

Edição

Seção

Artigos