SENSACIONALISMO NA RÁDIO ACREANA: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA MUNDO CÃO
Resumen
Este artigo apresenta um estudo sobre a história do rádio no Acre e os mecanismos sensacionalistas utilizados no programa “Mundo Cão”, apresentado pelo Estevão Bimbi, que foi ao ar durante 15 anos na Rádio Difusora Acreana. A pesquisa foi possível devido à realização de entrevistas com antigos e atuais funcionários da Rádio Difusora Acreana (Rubemar Tavares Rebelo e José Carlos de Araújo, o “Boné”), na tentativa de resgatar a história e bastidores do “Mundo Cão”, tendo em vista que muitos registros do programa em VHS foram extraviados e danificados. Os autores mais utilizados como referência para embasamento bibliográfico deste artigo foram Danilo Angrimani e Danilo Oliveira. Após o estudo foi possível concluir, entre outras coisas, que o programa utilizava alguns recursos, como o BG (música, voz ou efeito sonoro inserido simultaneamente à fala) e a entonação de voz, para criar um formato sensacionalista.
Citas
ANGRIMANI, Danilo Sobrinho. Espreme que Sai Sangue. São Paulo: Summus, 1995.
BAUMAN, Zygmunt. Medo Líquido. Tradução, Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar; Ed. 2008.
CALIXTO, Valdir de Oliveira. De Souza, José Dourado. De Souza, Josué Fernandes. Acre: Uma história em construção. Rio Branco- Acre/ Editora- Copy Right, 1985.
PACHECO, Alex Rômulo. Jornalismo Policial Responsável, 2005, Monografia apresentada a Universidade do Contestado - UNC para obtenção do grau de bacharel em Jornalismo.
OLIVEIRA, Nilton Gomes. O Encanto do Rádio: Um olhar a partir da Rádio Difusora Acreana. 1998 Monografia apresentada a Universidade Federal do Acre - UFAC para obtenção do grau de licenciatura em História.
OLIVEIRA, Danilo Duarte. Jornalismo Policial: uma análise do sensacionalismo nos telejornais baianos. In: XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, Bahia, 2012.
RABELO, Rubemar Tavares. Entrevista concedida a Saulo Negreiros. Rio Branco, fevereiro de 2013.
ARAÚJO, José Costa Araújo. Entrevista concedia a Saulo Negreiros. Rio Branco, fevereiro de 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Transferência de direitos autorais:
Declaro que após aprovado para publicação a Revista Tropos editada pela Universidade Federal do Acre (UFAC), passará a ter os direitos autorais do trabalho, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, sendo permitida a reprodução total ou parcial desde que devidamente referenciada.