Envíos

El registro y el inicio de sesión son necesarios para enviar elementos en línea y para comprobar el estado de los envíos recientes. Ir a Iniciar sesión a una cuenta existente o Registrar una nueva cuenta.

Lista de comprobación para la preparación de envíos

Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.
  • El envío no ha sido publicado previamente ni se ha sometido a consideración por ninguna otra revista (o se ha proporcionado una explicación al respecto en los Comentarios al editor/a).
  • El archivo de envío está en formato OpenOffice, Microsoft Word, RTF o WordPerfect.
  • Siempre que sea posible, se proporcionan direcciones URL para las referencias.
  • El texto se adhiere a los requisitos estilísticos y bibliográficos resumidos en las Directrices del autor/a, que aparecen en Acerca de la revista.

Directrices para autores/as

Seguem regras de submissão:

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

2. O arquivo da submissão deve estar em formato Microsoft Word.

3. URLs para as referências devem ser informadas quando possível.

4. A revista aceita Artigos, Resenhas, Entrevistas. Monografias/Dissertações/Teses em português, inglês, espanhol. Podem publicar na Revista graduandos/graduados em parceria com mestres e doutores; mestrandos e doutorandos; mestres e doutores. A revista aceita textos com até três autores.

5. REGRAS DE FORMATAÇÃO PARA RESENHAS - As resenhas não devem conter resumo e palavras-chave. Após o título da resenha (também traduzido para inglês), que deve ser diferente do título da obra resenhada, deve constar referência completa da obra (Título. Nome e sobrenome do autor. Cidade: Editora, ano. Número de páginas.). As resenhas podem ser produzidas por alunos de programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado acadêmico ou profissional e doutorado), mestres e doutores, bem como mestres e especialistas. As resenhas podem ser redigidas em português, espanhol ou inglês, sendo publicadas suas versões originais. As resenhas devem ter no mínimo três e no máximo cinco páginas.

6. Os textos estão em uma única coluna. As margens devem ser superior/inferior 2,5 cm; Esquerda/Direita 3 cm;

7. REGRAS DE FORMATAÇÃO PARA ARTIGOS/MONOGRAFIAS/DISSERTAÇÕES/TESES -

TÍTULO -  Em letras maiúsculas, negrito, em Times New Roman, tamanho 12, centralizado;

RESUMO – Deve ser claro e explicar os objetivos pretendidos, procurando justificar sua importância. Deve integrar os principais procedimentos adotados e os resultados mais expressivos, contendo até 250 palavras. Em Times New Roman, espaçamento simples, tamanho 12, justificado. O resumo deve conter de três a cinco palavras-chave separadas com ponto e vírgula.

O resumo e o título devem ser traduzidos para a língua inglesa e escritos logo após a versão em português.

No corpo do trabalho deve seguir as seguintes orientações: tipo de letra Times New Roman, tamanho 12, recuo da primeira linha de cada parágrafo (1,25cm), margens justificadas, espaçamento 1,5 entre linhas. Sem numeração nos subtópicos. Máximo de 25 e mínimo de 12 páginas.

IMAGENS - As imagens (figuras e fotos) devem estar, preferencialmente, convertidas para o formato jpg antes de serem inseridas no texto do Word. Todas as imagens devem conter legendas e enumeração (ex: figura 1, figura 2 etc).

NOTAS DE RODAPÉ - Em letra Times New Roman, corpo 10 e espaçamento simples entre as linhas. 

CITAÇÕES - As citações até três linhas podem ser incluídas, entre aspas, no corpo do texto e deve ser acompanhada pela descrição do autor. Ex: (FOUCAULT, 1979, p. 95). Caso exista mais de um autor, os nomes devem ser separados por ponto e vírgula. As citações com mais que três linhas deverão ser escritas com tamanho de letra 10, espaçamento entre linhas simples, justificado, com recuo inicial de 4 cm.

8. ENTREVISTA - As entrevistas devem analisar as dimensões socioculturais dos processos de produção, veiculação e recepção da comunicação, da construção e da análise do sentido comunicação e do jornalismo, focando conteúdos e também aspectos formais. As entrevistas podem ser escritas em português, espanhol ou inglês e devem ter no mínimo três e no máximo 5 páginas e seguir as regras de formatação já expostas nesta página.

9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS - Em Times New Roman, com tamanho 12 e espaçamento simples entre linhas. Devem seguir a estrutura:

Livros:

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Ed. Unesp, 2000.

Livros em meio eletrônico:

ALVES, Castro. Navio Negreiro. [S.I.]: Virtual Books, 2000, Disponível em: http://www.terra.com.br/virtualbooks/freebook/port/Lport2/navionegreiro.htm. Acesso em 10 jan. 2002.

Capítulos de livros: 

VITORINO, Maíra Moraes; RENAULT, David. A irrupção da Fake News no Brasil: uma cartografia da expressão. In: TOURAL, Carlos; CORONEL, Gabriela; FERRARI, Pollyana. Big Data e Fake News na sociedade do (des)conhecimento. Aveiro: Ria Editorial, 2019. 

Periódicos: 

WALTZ, Igor. O jornalismo ‘sentado’ e condições de produção: considerações sobre práticas profissionais na comunicação em rede. In: Revista Leituras do Jornalismo, Ano 2, Volume 2, Número 4, Julho-Dezembro de 2015.

Monografias/Dissertações/Teses:

LOPES, Heitor Silveira. Analogia e aprendizado evolucionário: aplicação em diagnóstico clínico. 1996. 179 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Curso de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

10. O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

11. Os autores devem declarar não ter conflito de interesses em relação ao presente trabalho. 

12. No ato de submissão no site da Revista, os autores devem escrever o nome do título do trabalho em caixa alta. E inserir os nomes de todos os autores do trabalho no cadastro do site. A revista aceita textos com até três autores.

13. Após a publicação do texto não serão feitas alterações em nomes de autores, títulos, resumos e nem no próprio texto. Portanto, é importante conferir o cadastro antes de finalizar a submissão e, após confirmado o aceite, fazer todas as correções solicitadas pelos editores antes do fechamento da edição.

Artigos

Política padrão de seção

Resenha

As resenhas devem discutir trabalhos (filmes e livros) com temáticas relacionadas à área de Comunicação, que tenham sido produzidos nos últimos três anos. 

Entrevistas

Depoimentos de pessoas cujas histórias de vida ou realizações profissionais sejam relevantes para as áreas de abrangência da revista.

Monografias/Dissertações/Teses

Descrição sucinta de monografias/dissertações de mestrado, teses de doutorado.

Declaración de privacidad

Los nombres y las direcciones de correo electrónico introducidos en esta revista se usarán exclusivamente para los fines establecidos en ella y no se proporcionarán a terceros o para su uso con otros fines.