COM A BOCA NO MUNDO: A IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO MUSICAL DE RITA LEE
Keywords:
mulher; gênero; rock; música; antropologia.Abstract
Rita Lee é uma cantora brasileira que se eternizou através das décadas e hoje é conhecida como a Rainha do Rock. A rainha não está sozinha em sua carreira, pois uma figura que sempre esteve presente em suas canções é a mulher. A partir de um olhar sobre algumas de suas composições, o trabalho tem o objetivo de analisar como Rita Lee utiliza sua produção artística, não apenas como uma possibilidade de falar sobre ser mulher, mas também como um local para falar sobre outras mulheres dentro do universo rock ‘n’ roll que ainda hoje mantém o sexismo como uma de suas marcas. As questões levantadas a partir dessas análises revelam um diálogo que permite discutir questões relacionadas à desigualdade de gênero tanto dentro do rock, como também fora dele.
References
ADELMAN, Miriam. Reformulando narrativas. In: A Voz e a Escuta: encontros e desencontros entre a teoria feminista e a sociologia contemporânea. Curitiba: Blucher, 2009.
ADELMAN, Miriam; RUGGI, Lennita. Corpo, identidade e a política da beleza. Dossiê corpo e identidade. Niterói, v. 7, n. 2, p. 39-63, 1. sem. 2007 61
BEAUVOIR, Simone de. O Segundo sexo: Fatos e mitos. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 2016.
CIPRIANO, Maria do Socorro. Histórias de amor e traição: a criação do adultério em Campina Grande (1900-1940). In: Gênero Plural. Curitiba: Editora UFPR, 2002.
CONNELL, Raewyn. Crescer como masculino. In: Gênero em termos reais. São Paulo: Ed. nVersos, 2016.
CSAKY, Mick. The Godmother of rock ‘n’ roll – Sister Rosetta Tharpe. 2011. Disponível em:< https://www.youtube.com/watch?v=FKK_EQ4pj9A&ab_channel=ClaudiaAssef> Acesso em: janeiro de 2020
ENROW, Esse tal de Roque: Rita Lee e Tutti-Frutti. Compositor: Paulo Coelho e Rita Lee. In: Fruto Proibido. São Paulo: Som Livre, 1975.
FUEGO, Luz del: Rita Lee e Tutti-Frutti. Compositor: Rita Lee. In: Fruto Proibido. São Paulo: Som Livre, 1975.
GOMES, Rodrigo Cantos Savelli. Relações de gênero e rock’ n’ roll: Uma etnografia das bandas femininas. In: MPB no feminino: notas sobre relações de gênero na música brasileira. Curitiba: Appris, 2017.
LEE, Rita. Rita Lee: Uma autobiografia. São Paulo: Globo, 2016.
LORDE, Audre. Idade, raça, classe e gênero: mulheres redefinindo a diferença. In: Pensamento feminista: conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019.
ORTNER, Sherry B. Poder e projetos: Reflexões sobre a agência. In: Conferências e diálogos: saberes e práticas antropológicas. Blumenau: Nova Letra, 2007.
MUNDO, Todas as mulheres do: Rita Lee. Compositor: Rita Lee. In: Rita Lee. Som livre, 1993.
PAGÃ, Elvira: Rita Lee. Compositor: Rita Lee. In: Rita Lee. Som livre, 1979.
PEDRO, Joana Maria. Traduzindo o debate: o uso da categoria gênero na pesquisa histórica. História, vol. 24, n. 1, 2005.
PEREIRA, Carlos Alberto M. O que é contracultura – Coleção primeiros passos. São Paulo: Brasiliense, 1986.
REIMÃO, Sandra. “Proíbo a publicação e circulação...” censura a livros na ditadura militar. Estudos Avançados. 28 (80), 2014.
TRINGALI, Juliana. Love guns, tigh pants, and big sticks: Who put the cock in rock? Bitchmedia, 2005. Disponível em:< https://www.bitchmedia.org/article/love-guns> Acesso em: julho de 2021.
VAMPIRO, Doce: Rita Lee. Compositor: Rita Lee. In: Rita Lee. Som Livre, 1979.
VOCÊ, Mania: Rita Lee. Compositor: Rita Lee e Roberto de Carvalho. In: Rita Lee. Som Livre, 1979.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Transferência de direitos autorais:
Declaro que após aprovado para publicação a Revista Tropos editada pela Universidade Federal do Acre (UFAC), passará a ter os direitos autorais do trabalho, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, sendo permitida a reprodução total ou parcial desde que devidamente referenciada.