OS LIMITES DA REBELDIA INDÚSTRIA CULTURAL E EXPERIMENTAÇÃO EM IN THE COURT OF THE CRIMSON KING

Authors

Keywords:

King Crimson; In the court of the crimson king; Progressive rock; Culture industry.

Abstract

A arte, desde o início da modernidade, sobrevive entre a tentativa de autonomia e a submissão de seu produto ao lucro. Quando pensamos na criação musical, especificamente com a popularização do rock na década de 1960, presenciamos uma época em que arte e indústria se fundem na idealização de um todo comercial que desafia tanto a possibilidade de autonomia da primeira quanto a manutenção das necessidades puramente mercadológicas da segunda. Partindo de Adorno e Horkheimer (2006) e Benjamin (2019), que discutem a relação entre reprodutibilidade técnica e indústria cultural, e Atton (2012), Dowd (2011), Grenfel (2017) e Keister e Smith (2008), com concepções sobre o rock progressivo e música difícil, analisamos o disco In the court of the crimson king, da banda britânica King Crimson (1969), e sua tensa relação com a indústria cultural. Se em alguns os seus elementos o disco pode ser tomado com uma criação com assimilação passiva pelo público, quando escrutinamos o diálogo entre as partes e o todo percebemos o uso de recursos musicais diferenciados, como assinaturas temporais de 6/8, atonalidades e instrumentos como mellotron, e estratégias de marketing que dificultam a sua fácil assimilação pelo lado comercial da indústria. Nessa obra, a crítica à coisificação da arte acontece de dentro da indústria, implodindo a lógica do sistema, mas evitando se autodestruir no processo.

Author Biographies

Paulo Henrique Raulino dos Santos, Universidade Federal Rural de Pernambuco

He is graduated in Letters (English and Corresponding Literature) by the Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Pau dos Ferros, and Master degree by the Programa de Pós-graduação em letras (PPGL) of the aforementioned university. He is currently Assistant Professor A in the Department of Letters at the Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Academic Unit of Serra Talhada  (UAST), and member of the research group Literatura e Mulher: Representações Ficcionais. His interests of research include English-language literature and audiovisual productions.

Charles Albuquerque Ponte, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doctor in Theory and Literary History from the University of Campinas (2011) and Master's Degree in Letters (English and Corresponding Literature) from the Universiade Federal de Santa Catarina (2003). He is currently adjunct professor IV at the Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, researching Cinema and English Language Literature, with a preference for post-1960s objects.

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Published

2021-12-01

How to Cite

Santos, P. H. R. dos, & Ponte, C. A. . (2021). OS LIMITES DA REBELDIA INDÚSTRIA CULTURAL E EXPERIMENTAÇÃO EM IN THE COURT OF THE CRIMSON KING. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 10(2). Retrieved from https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/5304

Issue

Section

Dossiê - Esse tal de Roque Enrow