#QUEMLACRANÃOLUCRA (MESMO): DISPUTAS ENTRE A MARCA BURGER KING E USUÁRIOS DO TWITTER
Keywords:
Outvertising; Sealing Advertising; Burger King; Twitter; QueerAbstract
References
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BAUER, Martin W. Análise de Conteúdo Clássica: uma revisão. In: BAUER, Martin; GASKELL, George (editores). Pesquisa Qualitativa com Texto: imagem e som: um manual prático. Trad. Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis: Vozes, 2002. p.189-217.
BUTLER, Judith. Problemas de Gênero: feminismo, subversão e identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.
DEARO, guilkherme. Pela 1.ª vez, Burger King traz drag queen em campanha. Exame. Disponível em https://exame.com/marketing/burger-king-traz-drag-queen-campanha/ (2017) Acesso em maio de 2021.
EDELMAN. Trust Barometer Special Report: Brand Trust In 2020. Relatório. 25 de Junho 2020. Disponível em: https://www.edelman.com/research/brand-trust-2020. Acesso em 24 de Janeiro de 2020.
LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho: ensaios sobre a sexualidade e teorias queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
FACHINI, Regina. Sopa de Letrinhas?: movimento homossexual e produção de identidades coletivas nos anos 1990. Rio de Janeiro: Garamond, 2005.
FRY, Peter. Estética e Política: relações entre “raça”, publicidade e produção da beleza no Brasil. In: GOLDENBERG, M. Nu & Vestido: dez antropólogos revelam a cultura do corpo carioca. Rio de Janeiro: Record, 2002. P. 303-326.
LEITE, F; BATISTA, L.L; A publicidade contra-intuitiva e o efeito ricochete. Revista Galáxia, São Paulo, n.15, p. 155-166, Jun. 2008.
LEITE, Francisco. As brasileiras e a publicidade contraintuitiva: enfrentamento do racismo pela midiatizaçõ da imagem de mulheres negras. São Paulo: Alameda, 2018.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Rio de Janeiro: Vozes, 1997.
_________. Um corpo estranho: ensaios sobre a sexualidade e teorias queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
MAIA, Victor. Top 20 Ferramentas de Web Crawling para raspar dados de maneira rápida. Disponível em https://medium.com/@victormaiam/top-20-ferramentas-de-web-crawling-para-raspar-dados-de-maneira-r%C3%A1pida-7bdc44784385#:~:text=Octoparse%20%C3%A9%20um%20rastreador%20website,que%20voc%C3%AA%20precisa%20nos%20sites . Acessado em maio de 2021.
MOZDZENSKI, Leo. Outvertising: a publicidade fora do armário. Curitiba: Appris, 2020.
PARKER, Richard. Cultura, Economia Política e Construção Social da Sexualidade. In:
LOURO, Guacira Lopes. (Org.) O Corpo Educado: pedagogias da sexualidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
RAPOSO, P. “Artivismo”: articulando dissidências, criando insurgências. Cadernos de Arte e Antropologia, v. 4, n. 2, p. 3-12, 2015.
RODRIGUES, André Iribure. As representações das homossexualidades na publicidade e propaganda veiculadas na televisão brasileira: um olhar contemporâneo das últimas três décadas. 2008. 309f. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação) – Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
______. Entre as representações e as repercussões das homossexualidades: uma análise da publicidade veiculada na TV aberta e seus desdobramentos na rede social. Conexão – Comunicação e Cultura, UCS, Caxias do Sul – v. 16, n. 32, jul./dez. 2017, p. 135-155
______. Representações LGBTQIA+ na publicidade televisiva e suas repercussões no Facebook. In: OLIVEIRA-CRUZ, M. F. (Org). Publicidade e Gênero: representações e práticas em questão. Santa Maria: FACOS-UFSM, 2019a. parte 1, p.75-98.
______. Parte 2 – Quase Homem, Quase Mulher: As Repercussões na Rede Social Facebook de Gênero e Sexualidade Trans da Publicidade Veiculada na Televisão Aberta Brasileira. Ícone, UFPE, Pernambuco , v. 17, n. 2, p.93-106, maio. 2019b. Disponível em
<https://periodicos.ufpe.br/revistas/icone/issue/view/2778?fbclid=IwAR0Fc4jlCcgRsJ1301T5pl0JzoMXNHekPaqkYs-9d5FGowmbW8XsYKFluZ8> acesso em 17. Out. 2020
PAJUBÁ é o dialeto. Tensu Blogspot. Disponível em <http://tensu.blogspot.com/2009/06/dicionario -bajuba-pajuba.html>. Acesso em abril de 2021.
SARDENBERG. Cecilia M. B. Liberal vs liberating empowerment: a latin american feminist perspective on conceptualising women’s empowerment. IDS Bulletin, [S.l.], v.39, n.6, p.18-27, 2008.
SILVA, Adriana Nunan do Nascimento. Homossexualidade: do preconceito aos padrões
de consumo. Rio de Janeiro: Caravansarai Editora Ltda, 2015.
YIN, Robert K. Estudo de Caso, planejamento e métodos. 2.ed. São Paulo: Bookman, 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Transferência de direitos autorais:
Declaro que após aprovado para publicação a Revista Tropos editada pela Universidade Federal do Acre (UFAC), passará a ter os direitos autorais do trabalho, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, sendo permitida a reprodução total ou parcial desde que devidamente referenciada.