AS MUTAÇÕES DOS JOGOS DIGITAIS E ANALÓGICOS NOS ÚLTIMOS 50 ANOS:FLIPERAMAS, LAN HOUSES, LUDERIAS E A PANDEMIA DO COVID19
Keywords:
Games, Videogames, Board games, Pandemic, CultureAbstract
O presente artigo discute o campo dos jogos no processo de espelhamento dos mundos analógico e virtual, considerando-se as decorrências da pandemia do COVID-19, ainda em trânsito. O artigo, num primeiro momento, faz uma análise dos fenômenos da proliferação dos arcades, seguidos das lan houses até chegar às luderias contemporâneas e seus impactos no meio ambiente urbano e, em alguma medida, virtual. Na sequência, reflete sobre as novas formas de interação social, (im)possibilitadas pelo advento da pandemia. Denota a mudança de hábitos dos jogadores, migrando de um cenário de expansão das casas de jogos analógicos (luderias), para o meio ambiente, praticamente, todo digital. Explora os esforços da indústria de jogos, de virtualizar suas propriedades intelectuais, processo que foi drasticamente acelerado pelas estritas regras de isolamento social, para evitar o contágio do vírus. A pesquisa arrimou-se em dados econômicos, a fim de buscar entender os fenômenos de maneira interdisciplinar e multifocal.
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