O NÃO VOTO EM NOME DA FÉ: SILAS MALAFAIA E O 2º TURNO DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2020

Authors

  • Emanuel Freitas da Silva UECE/Professor Assistente
  • Kerolaine de Castro Oliveira

Keywords:

elections, imaginary, midiatic capital

Abstract

O objetivo deste artigo é analisar as relações entre religião e política no Brasil contemporâneo, tomando como corpus de análise vídeos publicados pelo pastor evangélico da Igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo, Silas Malafaia. Um dos mais importantes líderes evangélicos do país, proprietário de um considerável conglomerado midiático (que vai de programas de rádio, editora e TV), Malafaia tem se destacado no cenário político nacional pelo menos desde a eleição de 2010. No ano de 2020, durante o segundo turno, produziu uma série de vídeos sobre a disputa em diversos munícipios, interpelando seus interlocutores como “povo abençoado” e proferindo uma série de ataques aos candidatos de esquerda, utilizando-se da ocasião para reproduzir sua oposição a tal campo político a partir da ideia de “perigo” que suas vitórias poderiam representar. Ao analisarmos sua argumentação, defendemos a hipótese de que sua discursividade traduz elementos de uma “guerra cultural” encetada por grupos conservadores no espaço público contemporâneo, com considerável capital midiático, sobretudo nas redes sociais.

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Published

2021-07-08

How to Cite

Freitas da Silva, E., & de Castro Oliveira, K. (2021). O NÃO VOTO EM NOME DA FÉ: SILAS MALAFAIA E O 2º TURNO DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2020. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 10(1). Retrieved from https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/4557

Issue

Section

Dossiê - Mídia, religião e religiosidade na era da digitalização