A INTERSECÇÃO ENTRE DESINFORMAÇÃO, RELIGIÃO E PANDEMIA: A ATUAÇÃO DE CANAIS RELIGIOSOS NO YOUTUBE NO CONTEXTO DA COVID-19

Authors

  • Michele Goulart Massuchin UFPR
  • Marcela Barba Santos UFPR

Keywords:

desinformação, religião, pandemia, COVID-19, YouTube

Abstract

O presente trabalho é uma pesquisa qualitativa que busca analisar o modo como a Igreja Universal do Reino de Deus representa o sofrimento em seu discurso publicitário. Para isso, analisa textos publicados em seu site oficial, identificando padrões e variações nas narrativas. Em um primeiro momento, é feita uma discussão teórica sobre conceitos chave da sociologia da religião e sobre a corrente neopentecostal do protestantismo. Por meio dela, é possível compreender como as crenças do Neopentecostalismo, principalmente a sua nova interpretação da teodiceia cristã, funcionam como premissa teológica para as interpretações da vertente sobre o sofrimento. Os resultados apontaram para quatro modelos narrativos nos textos analisados: testemunhos, autoajuda, notícias e propagandas. Apesar das diferenças que permitiram a classificação, todos os textos apresentam semelhanças estéticas e giram em torno das concepções teológicas pautadas pela nova teodiceia da corrente.

Author Biography

Marcela Barba Santos, UFPR

Mestranda em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública (CPOP) da mesma universidade. 

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Published

2021-07-08

How to Cite

Massuchin, M. G., & Barba Santos, M. . (2021). A INTERSECÇÃO ENTRE DESINFORMAÇÃO, RELIGIÃO E PANDEMIA: A ATUAÇÃO DE CANAIS RELIGIOSOS NO YOUTUBE NO CONTEXTO DA COVID-19. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 10(1). Retrieved from https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/4537

Issue

Section

Dossiê - Mídia, religião e religiosidade na era da digitalização