VELA VIRTUAL COMO MATERIALIDADE DA FÉ: CULTURA DIGITAL E MANUTENÇÃO/TRANSFORMAÇÃO DE SÍMBOLOS RELIGIOSOS

Authors

Keywords:

Cultura Digital; Materialidade; Igreja Católica; Fé; Vela Virtual.

Abstract

A vela em sua materialidade é considerada símbolo do cristão católico desde seu nascimento, representada no Sacramento do Batismo, até a morte, simbolizando que aquele católico cumpriu sua missão na Terra. Este artigo tem por objetivo investigar como é manifestada, ao católico, a vela virtual, símbolo da materialidade de encontro com Deus, bem como sua apropriação no areópago digital. São apresentados dois sites de conteúdos religiosos e como instruem o fiel para a efetivação do ato de acender a vela virtual. Por fim, aborda-se a influência da Cibernética da Semântica, conceito de Norbert Wiener, por meio da mensagem utilizada na máquina com o intuito de induzir o fiel à mudança de comportamento. Os resultados mostraram que fiéis católicos acreditam no poder da materialidade da vela virtual.

Author Biographies

Juliana de Souza, Universidade Tuiuti do Paraná e Instituto Federal Catarinense

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná. Mestre pelo mesmo PPGCom/UTP. Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal Catarinense – Campus Araquari.

Juliana Simões Bolfe, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (PPGCom/UTP) e mestre em Educação pela mesma instituição. Orientadora e avaliadora de TCC de Pós-Graduação pela FAEL; Professora da FAE Centro Universitário

Mônica Cristine Fort, Universidade Tuiuti do Paraná

Orientadora do trabalho. Pós-doutora em Comunicação (UERJ). Doutora em Engenharia da Produção (UFSC). Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (PPGCom/UTP).

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Published

2021-07-08

How to Cite

de Souza, J., Simões Bolfe, J., & Fort, M. C. (2021). VELA VIRTUAL COMO MATERIALIDADE DA FÉ: CULTURA DIGITAL E MANUTENÇÃO/TRANSFORMAÇÃO DE SÍMBOLOS RELIGIOSOS. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 10(1). Retrieved from https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/4407

Issue

Section

Dossiê - Mídia, religião e religiosidade na era da digitalização