O “GOL QUE PELÉ NÃO FEZ”: ANÁLISE DA COBERTURA JORNALÍSTICA DO GOL DE GESSÉ NO GLOBO ESPORTE
Abstract
Este artigo tem o objetivo de analisar a cobertura jornalística sobre o “gol que Pelé não fez”, marcado pelo atacante acriano Gessé da Silva Araújo no programa Globo Esporte (GE). O jogador, que na época do feito tinha 27 anos, ficou conhecido em todo o país pelo lance que aconteceu num jogo do Campeonato Acriano de Futebol 2014, no estádio Antônio Aquino, o Florestão. Por meio do programa da Globo, Gessé ganhou visibilidade, se tornando um anti-herói nacional por não ter conseguido disputar um prêmio internacional da Fifa. O artigo propõe estudar matérias apresentadas pelo Globo Esporte sobre o caso, programa esportivo que passou por mudanças na linguagem e formato no fim do século XX. Com o entretenimento fazendo parte desse setor, a intenção foi chamar a atenção de um público não tão apaixonado por esporte. Para fundamentar a análise, foram usados os critérios de noticiabilidade de Mauro Wolf, o conceito de espetáculo do Guy Debord e as noções de visibilidade da Maria Rita Kehl.
Palavras-chave: Jornalismo esportivo, Globo Esporte, Futebol, Gessé.
References
ANDRADE, Roberta Manuela Barros de. O Fascínio de Scherazade: Os usos sociais da telenovela. São Paulo, 2003.
BARBEIRO, Heródoto; RANGEL, Patrícia. Manual de Jornalismo Esportivo. Editora Contexto. São Paulo: 2006.
BUCCI, Eugênio; KEHL, Maria Rita. Videologias: ensaios sobre televisão. São Paulo: Boitempo, 2004.
BARROS, Felipe. Cotas de TV do Palmeiras em 2013 foram maiores que as do São Paulo. 2014. Disponível em: http://placar.abril.com.br/materia/cotas-de-tv-do-palmeiras-em-2013-foram-maiores-que-as-do-sao-paulo/. Acesso em: 24/03/2015.
BORELLI, Viviane. O esporte como uma construção específica no campo jornalístico. Rio Grande do Sul. 2002. Disponível em: http://reposcom.portcom.intercom.org.br/dspace/bitstream/1904/19083/1/2002_NP18BORELLI.pdf. Acesso em: 05/05/2015.
CHAUÍ, Marilena. Simulacro e poder: uma análise da mídia. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2006.
DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. E-book digitalizado por Coletivo Periferia e eBooks Brasil, 2003.
Deloitte. Muito além do futebol: estudo sobre esportes no Brasil. 2011. Disponível em: http://www.deloitte.com/assets/Dcom-brazil/Local%20Assets/Documents/Estudos%20e%20pesquisas/PesquisaMuitoAlemFutebol.pdf. Acesso em: 24/03/2015.
ÉPOCA, revista. Tiago Leifert: "Minha ambição é inovar sempre". 2010. Disponível em: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI161100-15228,00-TIAGO+LEIFERT+MINHA+AMBICAO+E+INOVAR+SEMPRE.html. Acesso em: 06/05/2015.
Gessé escolhe o terno que vai vestir no Prêmio Puskás. Veiculado em 14/05/2014. Disponível em: http://globotv.globo.com/rede-globo/globo-esporte-sp/v/gesse-escolhe-o-terno-que-vai-vestir-no-premio-puskas/3345266/. Acesso em: 01/05/2015.
Globo Esporte vai até o Acre para conhecer Gessé. Veiculado em 13/05/2014. Disponível em: http://globotv.globo.com/rede-globo/globo-esporte-sp/v/globo-esporte-sp-vai-ate-o-acre-para-conhecer-gesse/3343236/. Acesso em: 01/05/2015.
GODOI, Marcos Roberto. A mídia e a construção do herói esportivo: análise de publicidades com Ronaldo “Fenômeno”. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892011000300008. Acesso em: 05/05/2015.
HEDAL, Ronaldo. In: Celebridades do século XXI: transformações no estatuto da fama. Organizado por Vera França et al. Porto Alegre: Sulina, 2014.
MARTINS, Simone. Peculiaridades do Telejornalismo Esportivo: Um olhar sobre o Bom Dia Brasil. 2008. Disponível em: http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/encontros-nacionais/6o-encontro-2008-1/Peculiaridades%20do%20Telejornalismo%20Esportivo.pdf. Acesso em: 02/05/2015.
MEDEIROS, Ana Gabriela Alves; SANTOS, Doiara Silva dos. O discurso midiático e as representações sociais do esporte: o atleta como modelo de comportamento. Disponível em: http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/6937/6000. Acesso em: 04/05/2015.
PENA, Felipe. Teoria do Jornalismo. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2008.
REIS, Carlos. In: Comunicação & Educação / Revista do Departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Ano 18, n. 2 (jul - dez. 2013). São Paulo: CCA/ECA/USP: Paulinas, 2013.
RODRIGUES, Hila; MAIA, Marta; LIMA, Ricardo. In: Comunicação & Educação / Revista do Departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Ano 18, n. 2 (jul - dez. 2013). São Paulo: CCA/ECA/USP: Paulinas, 2013.
WOLF, Mauro. Teorias das comunicações de massa. Tradução Karina Jannini. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Transferência de direitos autorais:
Declaro que após aprovado para publicação a Revista Tropos editada pela Universidade Federal do Acre (UFAC), passará a ter os direitos autorais do trabalho, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, sendo permitida a reprodução total ou parcial desde que devidamente referenciada.