A CONSTRUÇÃO DAS PRINCESAS DISNEY: UMA ANÁLISE DAS PERFORMANCES, NARRATIVAS E IDENTIDADES FEMININAS

Autores

  • Ana Naemi Machida UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
  • Carlos Magno Camargos Mendonça UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Palavras-chave:

performance; narrativa; identidade; gênero; animação

Resumo

Desde A Branca de Neve e os Sete Anões, as princesas dos Estúdios Disney ganharamada vez mais visibilidade, de maneira a disseminar um determinado padrão de feminilidade para o público infantil. As significações em torno dessa construção do feminino foram se alterando, o que, inevitavelmente, se relaciona a contextos histórico-sociais. Tendo em vista que as crianças estão envolvidas por um processo de subjetivação ao assistirem a esses filmes, este artigo se propõe a analisar as construções narrativas, identitárias e performáticas dessas princesas a partir do marcador analítico de gênero interseccionado com raça e classe. Usaremos da perspectiva dos estudos de gênero, do feminismo interseccional e dos estudos culturais para entender quais mudanças ocorreram ao longo do tempo.

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Publicado

2020-11-09

Como Citar

Machida, A. N., & Magno Camargos Mendonça, C. (2020). A CONSTRUÇÃO DAS PRINCESAS DISNEY: UMA ANÁLISE DAS PERFORMANCES, NARRATIVAS E IDENTIDADES FEMININAS. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 9(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/3850

Edição

Seção

Dossiê - Potências políticas do pop: gênero e ativismo na cultura pop