REFLEXOS DO PRIMING EM PROPAGANDA SOBRE LOGÍSTICA REVERSA DE UM PRODUTO

Autores

  • Lucas Braga da Silva Universidade Federal do Tocantins
  • Lucivania Pereira Gloria Instituto Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Logística reversa; Priming; Refrigerantes Retornáveis.

Resumo

Esta investigação procura, em primeira instância, a análise sobre os efeitos do priming em sujeitos expostos a conteúdos relativos à logística reversa, no âmbito da campanha Coca-Cola retornável - vamos mudar juntos?, acessível no canal Youtube. O priming pode ser entendido como um efeito que gera respostas subsequentes nas percepções de pessoas quando expostas a conteúdos persuasivos ou não. Para tanto, analisaram-se os comentários realizados por usuários desta plataforma com relação ao conteúdo abordado pela respectiva propaganda. Para esta investigação, foram consideradas as contribuições teóricas de autores como Hebb (1949), Tulving e Schacter (1990), Gonzaga (2005), Galvão (2014), Senise (2015), Alves (2017), Leite (2017), Silva, Meneses e Pôrto Júnior (2018), entre outros. Os resultados e discussões mostraram que nem sempre o efeito priming consegue uma ativação no consumidor a favor de uma atitude sustentável no momento de recepção da propaganda com relação à logística reversa. Os reflexos são relativizados em função de comentários aleatórios sem concordância com o conteúdo abordado, preferência pelo comercial devido à música, identificação do nome da música ou do grupo que canta, perguntas sobre o nome da música. Conclui-se, portanto, que para ativações positivas do priming com relação à compra deste tipo de produto, são necessários investimentos em estratégias de marketing verde e de educação ambiental que busque de fato a sensibilização dos sujeitos.

Biografia do Autor

Lucas Braga da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal do Tocantins.

Lucivania Pereira Gloria, Instituto Federal do Tocantins

Mestra em Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade do Vale do Taquari. 

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Publicado

2020-05-18

Como Citar

Silva, L. B. da, & Gloria, L. P. . (2020). REFLEXOS DO PRIMING EM PROPAGANDA SOBRE LOGÍSTICA REVERSA DE UM PRODUTO. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 9(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/3545

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Artigos