EMPODERAMENTO DAS MULHERES LÍDERES DE COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE, NO TEMPO DA DITADURA MILITAR, EM RIO BRANCO.
Abstract
Este artigo discute alguns aspectos observados na pesquisa no jornal Nós Irmãos, Boletim católico, publicado pela Prelazia de Rio Branco e Purus, no período de 1980 e 1988. Na parte analisada, que já compõem um banco de dados prontos do Grupo de Pesquisa de Estudos Literários e de Gênero, de Raça e Geracionais (UFAC), buscamos revelar os mecanismos das relações de poder e de gênero durante a Ditadura Militar e qual influência desses textos na formação da identidade feminina. Como as acreanas alcançaram maior atuação no espaço público, com mudanças no comportamento, nas atitudes, por sua participação política e sociocultural, nas Comunidades Eclesiais de Base e na Associação das Lavadeiras, faz-se necessário registrar e analisar este momento da História das Mulheres no Acre, sendo nosso objeto de estudo o Jornal Católico de maior circulação nos seringais e municípios: O Boletim Nós Irmãos. Costumava ser um jornal de periodicidade mensal, e o nosso estudo cobre um total de 99 exemplares pesquisados. Deveriam ter sido 108 exemplares estudados, porem, curiosamente, alguns boletins valiam por dois meses, não sendo a publicação sempre mensal, mas algumas vezes era bimestral. O jornal publicava cartas dos monitores e monitoras dos Grupos Evangelizadores, coordenadores e coordenadoras das pastorais de Base, nas Comunidades, seringais e municípios, que ajudavam a catequizar o povo, manter a união e fortalecer a Igreja e suas crenças.
PALAVRAS-CHAVE: Empoderamento feminino; Relações de Gênero; Literatura de jornal.
References
ALVES, José Eustáquio Diniz; CORRÊA, Sonia. Igualdade e desigualdade de gênero no Brasil: um panorama preliminar, 15 anos depois do Cairo, in: Seminário Brasil, 15 anos depois do Cairo. Anais... Belo Horizonte, agosto, 2009.
Boletim Nós Irmãos. Rio Branco: Prelazia da Rio Branco e Purus/ 1980 a 1988.
FARAH, Marta Ferreira Santos. Políticas públicas e gênero, in: URBIS – Feira e Congresso Internacional de Cidades. Seminário Nacional de Coordenadorias da Mulher no Nível Municipal: o Governo da Cidade do ponto de vista das Mulheres –Trabalho e Cidadania Ativa. Anais.... São Paulo, 2003.
LOPES, Margarete Prado. Motivos de mulher na Amazônia: produção de escritoras acreanas no século XX. Rio Branco: Fundação Elias Mansour/ EDUFAC, 2006.
THERBORN, G. Sexo e poder: a família no mundo 1900-2000. São Paulo, Contexto,
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Transferência de direitos autorais:
Declaro que após aprovado para publicação a Revista Tropos editada pela Universidade Federal do Acre (UFAC), passará a ter os direitos autorais do trabalho, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, sendo permitida a reprodução total ou parcial desde que devidamente referenciada.