O IDOSO EQUILIBRISTA: A TEMÁTICA DA MORTE EM NARRATIVAS DE HUMOR E DE DRAMA NAS SÉRIES DE TV
Keywords:
Old age. Audiovisual Narratives. Serial Fiction., old age, audiovisual narratives, serial fictionAbstract
This study looks into aspects of the construction of audiovisual narrative in serial fiction based on representations of elderly characters and their relation to the possibility of death. The case studies used are the first season of the series Os Experientes, 2015 dramatic production by TV Globo; and in the first season of the humor American series The Kominsky Method, an original 2018 Netflix production. In exploring the narrative aspects of these productions, we discuss how the discourses about new aspects of the social life of the elderly are constructed and represented.
References
ARIÈS, Phillippe. História da morte no ocidente. Rio de janeiro: Ediouro, 2003.
BACCEGA, Maria Aparecida. O estereótipo e as diversidades. In: Comunicação & Educação, São Paulo, set./dez. 1998
BAKHTIN, M. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento. 4ª ed., Trad. Yara Frateschi. São Paulo: Hucitec; Brasília: Edunb, 1999.
BERGER, Peter L.; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2004
CASTELLANO, Mayka e MEIMARIDIS, Melina. Neflix, discursos de distinção e os novos modelos de produção televisiva. In: Contemporânea. Comunicação e Cultura. V.14, No 2, maio-ago 2016.
CASTRO, Gisela; BACCEGA, Maria Aparecida. A velhice na telenovela brasileira contemporânea: fomento ao debate. LOGOS 43, Dossiê: Cotidiano e Experiência. Vol.22, No 02, 2o semestre 2015
CASTRO, Gisela. O Envelhecimento na Retórica do Consumo: publicidade e idadismo no Brasil e Reino Unido. Anais da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. 2015
DEBERT, Guita. O velho na propaganda. Cadernos Pagu. 2003
_______. Metamorfoses da Velhice. In: Agenda Brasileira - Temas de Uma Sociedade em Mudança - André Botelho e Lilia Schwarcz (org.). São Paulo: Cia das Letras. 2011
________. A reinvenção da velhice: socialização e processos de reprivatização do envelhecimento. São Paulo: Edusp, 1999
DUCROT, O. Le dire et le dit. Paris: Minuit, 1984.
ELIAS, Norbert. A Solidão dos Moribundos. Tradução: Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001
FALEIROS, Vicente de Paula. Envelhecimento no Brasil do Século XXI: Transições e desafios. Argumentum, Vitória (ES), v. 6, n.1, p. 6-21, jan./jun. 2014
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 3ª Edição. Petrópolis: Vozes, 1984.
GOFFMAN, Erving Goffman. A representação do Eu na vida cotidiana. 10ª edição. Petrópolis: Editora Vozes. 2002
HALL, S. Cultura e representação. Arthur Ituassu (Org.) e Daniel Miranda e William Oliveira (Trad.). Rio de Janeiro: PUC-Rio, Apicuri, 2016
________. Quem precisa da identidade? In: Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. SILVA, Tomaz Tadeu (Org. e trad.). Petrópolis: Vozes, 2000. p.103-133
HALL, S.; WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: A perspectiva dos Estudos Culturais. Tomaz Tadeu Silva (Trad.). Petrópolis: Editora Vozes. 2003
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph. 2009
LOPES, M. I. . Telenovela brasileira: uma narrativa sobre a nação. Comunicação & Educação, (26), p. 17-34. 2003
MACHADO, Ida Lucia. A ironia como estratégia comunicativa e argumentativa. Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso [online]. 2014, vol.9, n.1, pp.108-128.
MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Rio de Janeiro: Vozes, 2003
PONTAROLO, Regina Sviech; OLIVEIRA, Rita de Cássia da Silva. Terceira Idade: Uma breve discussão. Publ. UEPG Humanit. Sci., Appl. Soc. Sci., Linguist., Lett. Arts, Ponta Grossa, 16 (1), p. 115-123, jun. 2008
SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2000
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Transferência de direitos autorais:
Declaro que após aprovado para publicação a Revista Tropos editada pela Universidade Federal do Acre (UFAC), passará a ter os direitos autorais do trabalho, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, sendo permitida a reprodução total ou parcial desde que devidamente referenciada.