A FOTOGRAFIA COMO VIRTUALIZAÇÃO DO HOMEM
Abstract
O presente ensaio tem como objetivo discutir como a fotografia se tornou uma das formas de virtualização homem. À medida que ela extrapola as fronteiras do corpo, torna-se uma espécie de memória que está fora do corpo. Nessa condição, passa a povoar o mundo dos signos, mas também da velocidade de um novo mundo que se apresenta a ela e que ela tem representar também como signo da subjetividade.
References
BENJAMIM, W. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. In: LIMA, L. C. (Org.) Teoria da cultura de massa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
LEVY, P. O que é virtual. São Paulo: Editora 34, 2001.
PESSOA, F. Poesia completa de Alberto Caeiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
SANTAELLA, L., NÖTH. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 2005.
SONTAG, S. Ensaios sobre fotografia. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1986.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Transferência de direitos autorais:
Declaro que após aprovado para publicação a Revista Tropos editada pela Universidade Federal do Acre (UFAC), passará a ter os direitos autorais do trabalho, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, sendo permitida a reprodução total ou parcial desde que devidamente referenciada.