A EXPERIÊNCIA JORNALÍSTICA NA UFAC RÁDIO WEB: COMO A PRÁTICA RADIOFÔNICA INFLUENCIA NA FORMAÇÃO DO JORNALISTA
Abstract
Criada em 30 de outubro de 2012, a Ufac Rádio Web trazia consigo o objetivo de aproveitar o espaço do estúdio de rádio já existente, porém pouco utilizado, colocar em prática os conhecimentos aprendidos em sala de aula e, ainda, promover na internet a produção dos estudantes. Três alunos, dois professores e um técnico foram entrevistados individualmente sobre os benefícios da programação radiofônica para a formação de um jornalista profissional. A pesquisa mostra que, apesar do pouco tempo de atividade, a Ufac Rádio Web se tornou um importante espaço de aprendizado para os discentes, aliando teoria e prática, e ainda, possibilitando aos alunos ter uma noção básica do ambiente profissional que encontrão ao terminarem a graduação.
References
DIAS, Samantha Gomes. OutrOlhar sobre o ensino de jornalismo: uma análise da importância do jornal-laboratório para a formação profissional. Trabalho de Conclusão de curso (graduação). Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2011.
LAGE, Nilson. Para que serve um curso de Jornalismo? Disponível em: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/da060220021.htm. Acesso em agosto de 2014.
MARQUES, Márcia. Laboratório: espaço de pesquisa empírica em jornalismo. Universidade de Brasília, Brasília, DF: Intercom, 2003.
MCLEISH, Robert. Produção de Rádio. Um guia abrangente de produção radiofônica. São Paulo: Summus, 2001.
MORAES, Ênio Júnior. MALULY, Luciano. OLIVEIRA, Dennis. Antes da pauta: linhas para pensar o ensino do jornalismo no século XXI. São Paulo: ECA/USP 2013.
VIEIRA, Antônio Júnior. Uma Pedagogia para o jornal-laboratório. 2002. Tese de doutorado, São Paulo, ECA/USP. Disponível em http://pt.scribd.com/doc/17272445/VIEIRAJr-Uma-pedagogia-para-o-jornallaboratorio. Acesso em agosto de 2014.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Transferência de direitos autorais:
Declaro que após aprovado para publicação a Revista Tropos editada pela Universidade Federal do Acre (UFAC), passará a ter os direitos autorais do trabalho, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, sendo permitida a reprodução total ou parcial desde que devidamente referenciada.