RADIOJORNALISMO COMO MEDIADOR DOS AGRICULTORES FAMILIARES NO CONTEXTO DO NOROESTE GAÚCHO
Abstract
A partir do projeto de pesquisa “Análise quantitativa e qualitativa do acesso a informações rurais e consumo midiático no Médio Alto Uruguai”, desenvolvido na Universidade Federal de Santa Maria campus Frederico Westphalen, ambientamos o nosso estudo nas Linhas rurais Cadoná, Milani e Volta Grande, no município em Frederico Westphalen. É a partir das perspectivas teórico-metodológicas das teorias das mediações de Barbero (1997) e dos estudos de recepção a partir de Bonin (2012) que realizamos o mapeamento da atuação do radiojornalismo local. Logo, aplicamos 16 questionários por meio da metodologia quantitativa qualitativa entre homens e mulheres das linhas rurais escolhidas, em busca de compreender como a comunicação rural atua perante aos agricultores familiares e constatamos que mesmo o rádio ocupando lugar de mediador de práticas sociais e culturais, falta identificação e representatividade das matérias jornalísticas sobre essa temática com os produtores rurais que são os ouvintes.
References
BONIN, Jiani. Explorações sobre práticas metodológicas na pesquisa em comunicação. Revista FAMECOS, Porto Alegre, n. 37, p. 121-127, dez. 2008.
BORDENAVE, J. E. D. O que é Comunicação Rural?. São Paulo, Editora Brasiliense:1983.
CURADO, Camila Cristina. Migração de rádios AM para FM: processos de preparação e perspectivas de mudança frente à convergência tecnológica. 2015. 194 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
DAVALLON, Jean. A mediação: a comunicação em processo?. Revista Prisma. com, n. 4, 2010.
GÓMEZ, Guillermo Orozco. "MAS-MEDIACION" Y" AUDIENCIA-CION" MACROTENCDENCIAS EN LAS SOCIEDADADES LATINOAMERICANAS.1997.
GÓMEZ VARGAS, Héctor. Propuestas para pensar procesos históricos de recepción radiofónica: biografias, memórias y trayetórias de familia. In: Anuário de investigación de la comunicación. México, 19.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 10 ed. Rio de Janeiro. DPEA Editora. 2005. 12p.
MARTÍN-BARBEIRO, Jesús. De los medios a las mediaciones. Barcelona: Gustavo Gili, 1987.
MEDITSCH, Eduardo. A Nova Era Do Rádio: O Discurso Do Radiojornalismo Enquanto Produto Intelectual Eletrônico. Disponível em: http://bocc.ubi.pt/pag/meditscheduardo-discursoradiojornalismo.html, acesso em 22 mai 2018.
ORTRIWANO, Gisela Swetlana. Rádio: interatividade entre rosas e espinhos. Novos Olhares, São Paulo, n. 2, p. 13-30, jun. 1998.
PASCHOARELLI, Luis Carlos; MEDOLA, Fausto Orsi; BONFIM, Gabriel Henrique Cruz. Características Qualitativas, Quantitativas e Quali-quantitativas de Abordagens Científicas: estudos de caso na subárea do Design Ergonômico. Revista de Design, Tecnologia e Sociedade, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 65-78, jun. 2015.
SILVA, Júlia Lúcia De Oliveira. Rádio: Oralidade Mediatizada. São Paulo: Annablume.1999.
FERRARETTO, Luiz Artur. Rádio: teoria e prática. Summus Editorial, 2014.
VASSALLO DE LOPES, MARIA IMMACOLATA. Mediação e recepção. Algumas conexões teóricas e metodológicas nos estudos latino-americanos de comunicação. Matrizes, v. 8, n. 1, 2014.
VIEIRA, Silvia Cristina; BERNARDO, Cristiane Corrêa; SANT’ANA, Ricardo Gonçalves. A relevância da comunicação rural na difusão de informações para a agricultura familiar: um estudo de caso do “codaf”. XI Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S.l.], v. 11, n. 2, p. 168-183, fev. 2015.
WHITE, R. Recepção: a abordagem dos Estudos Culturais. Comunicação & Educação, n. 12, p. 57-76, 30 ago. 1998.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Transferência de direitos autorais:
Declaro que após aprovado para publicação a Revista Tropos editada pela Universidade Federal do Acre (UFAC), passará a ter os direitos autorais do trabalho, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, sendo permitida a reprodução total ou parcial desde que devidamente referenciada.