CONSTRUÇÕES DISCURSIVAS SOBRE O MUNDO DO TRABALHO NA OBRA JORGE, UM BRASILEIRO, DE OSWALDO FRANÇA JÚNIOR

Authors

  • Carla Prado Lima Silveira Vilela Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Angela Maria Rubel Fanini

Abstract

Neste artigo, são analisadas as construções discursivas sobre o mundo do trabalho no romance Jorge, um brasileiro (1967), de Oswaldo França Júnior. A pesquisa tem como embasamento teórico para o campo da linguagem os conceitos de Bakhtin e do Círculo, proposta que auxilia a perceber certas peculiaridades artísticas e composicionais da estrutura do romance, a partir da matriz dialógica como princípio constitutivo do enunciado. Para o mundo do trabalho, a análise pauta-se nas reflexões de pensadores que contribuíram para um olhar mais crítico sobre essa temática na obra, como Marx e Engels, Lukács, Gorz e Antunes. Os discursos sobre o trabalho são investigados a partir da dialogia entre dois planos enunciativos ambivalentes no romance, o da sociedade capitalista, onde paira a exploração daquele que vende sua força de trabalho, e o do trabalho coletivo e socializado, que cria um universo simbólico sutil em que é possível o trabalho e as relações sociais carregarem sentidos mais humanos. O primeiro plano aponta para um certo fatalismo quanto à jornada do trabalhador que vende sua mão de obra na sociedade de mercado e, por mais que lute e se esforce, não logra romper com a hierarquização social ou ter uma vida mais emancipada. O segundo plano é dado simbolicamente como campo de resistência e apresenta uma arquitetônica dotada de certa positividade, onde o trabalho é fator de socialização. Isso confere uma forte crítica à sociedade capitalista, em que a lógica da racionalidade econômica impera.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Carla Prado Lima Silveira Vilela, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Formada em Letras, Mestrado interdisciplinar em Tecnologia e Sociedade da UTFPR, Doutoranda na UTFPR, Doutorado em Tecnologia e Sociedade.

Angela Maria Rubel Fanini

Professora da UTFPR e da UNIANDRADE, Pós-graduação mestrado e doutorado.Bolsista em produtividade em pesquisa do CNPq.

Published

2018-07-19

How to Cite

Vilela, C. P. L. S., & Fanini, A. M. R. (2018). CONSTRUÇÕES DISCURSIVAS SOBRE O MUNDO DO TRABALHO NA OBRA JORGE, UM BRASILEIRO, DE OSWALDO FRANÇA JÚNIOR. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 7(1). Retrieved from https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/1841

Issue

Section

Artigos