A IMPORTÂNCIA DA ASSESSORIA DE IMPRENSA EM ÓRGÃOS PÚBLICOS: ESTUDO DE CASO DA SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Abstract
A presente monografia tem como objetivo principal analisar a importância dos produtos e serviços da Assessoria de Imprensa (AI) da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), tendo-se como finalidade provar que uma AI bem estruturada consegue comunicar de forma mais eficaz com os seus diferentes públicos de interesse. Para isso, foi feita uma análise acerca das relações comunicativas presentes no corpus em estudo e utilizados como referenciais teóricas os trabalhos dos autores Jorge Duarte (2011), Elisa Kopplin e Luis Ferrareto (1993), Maristela Mafei (2005) e outros estudiosos da área. Por meio dessa análise serão listados os principais instrumentos da assessoria de imprensa utilizados pela Secretaria na realização de sua comunicação interna e externa com o propósito de mostrar que uma assessoria bem estruturada consegue se comunicar de forma eficiente com os seus diferentes públicos. Após a apresentação desses instrumentos, o trabalho apresentará o uso das ferramentas de AI dentro da Secretaria, cotejando-os à luz de um modelo ideal de Assessoria de Imprensa.
Palavras-Chave: Assessoria de imprensa; órgãos públicos; Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.
References
AMARAL, Luiz. Assessoria de imprensa nos Estados Unidos. In: Duarte, Jorge. Assessoria de Imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. 4ª edição. São Paulo: Atlas, 2011.
CHAPARRO, Manuel Carlos. Cem Anos de Assessoria de Imprensa. In: Duarte, Jorge. Assessoria de Imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. 4ª edição. São Paulo: Atlas, 2011.
DUARTE, Jorge. Assessoria de Imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. 4ª edição. São Paulo: Atlas, 2011.
DUARTE, J.; FARIA, A. Media training: capacitando fontes e porta-vozes. In: Duarte, Jorge. Assessoria de Imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. 4ª edição. São Paulo: Atlas, 2011.
GUIMARÃES, Kleyber Souza. Comunicação integrada: um estudo sobre a evolução das Assessorias de imprensa no Acre, o caso Nucom. Monografia. Universidade Federal do Acre, Rio Branco, 2006.
JÁCOME, Cecília Fernanda de Lima. Assessoria de imprensa nas organizações governamentais: Estudo de caso da Secretaria Adjunta de Esportes do Acre. Monografia. Universidade Federal do Acre, Rio Branco, 2013.
KOPPLIN, E.; FERRARETTO, L. Assessoria de imprensa: teoria e prática. 1ª edição. Porto Alegre: Sagra: DC Luzzatto, 1993.
LOPES, Boanerges. O que é Assessoria de Imprensa. Col. Primeiros Passos. 3a reimpr. da 1ª edição. São Paulo: Brasiliense, 2003.
MAFEI, Maristela. Assessoria de Imprensa, como se relacionar com a mídia. São Paulo: Contexto, 2005.
Manual de Assessoria de Imprensa – Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), 2007.
MARTINEZ, Maria Regina Estevez. Implantando uma Assessoria de Imprensa. In: Duarte, Jorge.Assessoria de Imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. 4ª edição. São Paulo: Atlas, 2011.
MELO, Senildo. Entrevista concedida a Rosemeire Campos. Rio Branco, 25 fev. 2014.
RIBEIRO, E.; LORENZETTI, G. Planejamento estratégico em assessoria de imprensa. In: Duarte, Jorge. Assessoria de Imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. 4ª edição. São Paulo: Atlas, 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Transferência de direitos autorais:
Declaro que após aprovado para publicação a Revista Tropos editada pela Universidade Federal do Acre (UFAC), passará a ter os direitos autorais do trabalho, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, sendo permitida a reprodução total ou parcial desde que devidamente referenciada.