EXÍLIO NA RUA PRINCIPAL: A MÚSICA COMO EXPRESSÃO DA IDENTIDADE TERRITORIAL - E EM REDE - NA BANDA LOS PORONGAS

Authors

  • Giselle Xavier d'Avila Lucena Universidade Federal do Acre
  • Thiago Pereira Alberto PUC Minas

Abstract

O cenário da indústria cultural e das interações midiatizadas oportunizam relações sociais que conectam diferentes tempos e espaços. As relações com os lugares e as expressões identitárias se tensionam e se reinventam. A partir disso, este artigo propõe algumas reflexões sobre a expressão identitária localizada nas canções da banda Los Porongas. Geograficamente nascidos num dos extremos “fora do eixo”, o grupo é exemplo de artistas moldados pelas novas condições de produzir música, e conduz um repertório que não apela nitidamente aos chamados regionalismos, mesmo assim, mantém intrínseco o sentimento de ser acreano, embora num contexto onde as movimentações em rede potencializam o carácter flexível e maleável da identidade. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Giselle Xavier d'Avila Lucena, Universidade Federal do Acre

Professora auxiliar da Universidade Federal do Acre. Mestre em Comunicação Social - Interações Midiáticas (PUC Minas). Especialista em Produção e Crítica Cultural (IEC/PUC Minas); Graduada em Comunicação Social/Jornalismo (UFAC).Tem experiências na área de Comunicação, atuando principalmente nos temas: redes sociais na internet, e interações midiatizadas, identidade, memória, política cultural e diversidade cultural.

Thiago Pereira Alberto, PUC Minas

Mestre em Comunicação e Interações Midiatizadas pela PUC Minas.

Published

2014-03-17

How to Cite

Lucena, G. X. d’Avila, & Alberto, T. P. (2014). EXÍLIO NA RUA PRINCIPAL: A MÚSICA COMO EXPRESSÃO DA IDENTIDADE TERRITORIAL - E EM REDE - NA BANDA LOS PORONGAS. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 1(1). Retrieved from https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/13

Issue

Section

Artigos