A MODA COMO REPRESENTAÇÃO DA IDENTIDADE
Abstract
Este estudo se propõe a analisar como o vestuário é uma forma de representação identitária - tanto social quanto individual -, constituindo, assim, um modo de comunicação entre indivíduos e grupos sociais. Para tanto, é necessário enxergar a moda por um lado pouco conhecido: o de um processo filosófico desenvolvido pela própria humanidade ao longo de sua existência, uma forma que os seres humanos encontraram para se afirmar enquanto indivíduos e povos dotados de particularidades e semelhanças. A metodologia desenvolvida neste trabalho foi a pesquisa bibliográfica, histórica e documental. Inicialmente este estudo analisa características da identidade, que estabelecem forte relação com o objeto estudado (a indumentária), com base nas obras de Kathryn Woodward e Stuart Hall. Depois é apresentado um levantamento histórico do surgimento e desenvolvimento da moda, utilizando como referência as obras de Denise Pollini e Gilda de Mello e Souza. E, por fim, a última parte do trabalho explora a relação existente entre moda e comunicação, analisando a teoria da “escola de processo”, baseada em Patrícia Gonçalves. Com a investigação feita, pode-se concluir que as vestimentas se firmaram, ao longo do tempo, como uma possível forma de se comunicar. Não utilizando palavras nem signos incompreensíveis, sua linguagem é interpretada visualmente. Ademais, após a breve análise de sua história, nota-se: a moda é um fenômeno que, assim como a identidade, está em constante transformação, é uma via de mão dupla, de modo que influencia a sociedade ao mesmo tempo em que é influenciada por ela.
Palavras-Chave: Identidade; Moda; Comunicação.
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