QUANDO UMA CENA INCOMODA MUITA GENTE: “PRAIA DO FUTURO”, ESTEREÓTIPOS E A SEXUALIDADE NO CINEMA
Abstract
O presente artigo pretende analisar, sob a luz das polarizações sociais vigentes no Brasil, a representação da homossexualidade masculina no filme “Praia do Futuro”, de Karim Aïnouz, ancorando a obra no regime estético de imagens proposto pelo pensador francês Jacques Rancière, onde, através de um breve histórico da identidade gay no cinema, observamos as possibilidades de interpretação da obra na chave da resistência e provocação contra a normatização, a estereotipia e a representação hierárquica de gêneros.References
BUTLER, Judith. Problemas de Gênero: Feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
FISKE, J. Understanding Popular Culture. New York: Routledge, 2010.
FOUCAULT, M. A História da Sexualidade. Rio de Janeiro: Graal, 1985
SINFIELD, A. The production of gay and return of power, in; De-centring sexualities: Politics and representations beyond the metropolis. New York: Routledege, 2000
LOPES, D. Cinema e Gênero, in Historia do Cinema Mundial. São Paulo: Papirus, 2006
PULLEN, C Documenting gay men: Identity and Performance in Reallity Television and Documentary Film. Jefferson: Mc Farland and Company, 2007
GARCIA, W. Homoerotismo e imagem no Brasil. São Paulo: Nojosa, 2004
ALBUQUERQUE JR; CEBALLOS, 2002, In: SANTOS, R.; GARCIA, W. (Org.). A escrita de Adé: perspectivas teóricas dos estudos gays e lésbic@s no Brasil. São Paulo: NCC-Suny: Xamã: Abeh, 2002
HALL, S. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. SILVA, T. (org.), HALL, S, WOODWARD, K. – Petrópolis:Vozes, 2000.
MARTIN, M. A Linguagem Cinematográfica. São Paulo: Brasiliense, 2003
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Transferência de direitos autorais:
Declaro que após aprovado para publicação a Revista Tropos editada pela Universidade Federal do Acre (UFAC), passará a ter os direitos autorais do trabalho, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, sendo permitida a reprodução total ou parcial desde que devidamente referenciada.