(RE)PRESENTAÇÃO SILENCIADA: POLÊMICAS MIDIÁTICAS E SUA NORMALIZAÇÃO LINGUÍSTICA

Autores

  • Rafael Duarte Oliveira Venancio Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

O presente artigo busca investigar como certas produções midiáticas que, apesar da pretensa polêmica e campanha de (contra)estigmatização, não causaram o eco social pretendido. Usando o arcabouço teórico de Jean-François Lyotard, de inspiração wittgensteniana, iremos analisar três produções audiovisuais que entram nas características de nosso objeto: Torre de BabelGarapa e Capitalismo: uma História de Amor. Observando como tais obras se relacionam com as questões de (re)presentações, saberes e apostas linguísticos,  veremos como se operou o silenciamento da polêmica resultando em um processo de normalização e normatização no escopo social.

Biografia do Autor

Rafael Duarte Oliveira Venancio, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e Professor do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Referências

AUSTIN, J. L. How to do Things with Words. Cambridge: HUP, 1975.

BAKER, G. P & HACKER, P. M. S. Wittgenstein: Understanding and Meaning (Vol. 1 of An Analytical Commentary on the Philosophical Investigations – Part II: Exegesis §§1-184). Segunda edição (revisada por P. M. S. Hacker). Malden: Blackwell, 2005.

GOMES, M. R. Repetição e Diferença nas Reflexões sobre Comunicação. São Paulo: Annablume, 2001.

LYOTARD, J-F. The Postmodern Condition. Minneapolis: UMP, 1984.

LYOTARD, J-F. The Differend. Minneapolis: UMP, 2007.

LYOTARD, J-F & THÉBAUD, J-L. Just Gaming. Minneapolis: UMP, 2008.

VENANCIO, R.D.O. “Filosofia das Massas no Pós-Modernismo: Simulacro, Multiplicidade, Jogos de Linguagem e Multitude”. Akrópolis, v. 18, Curitiba: UNIPAR, 2010.

WINSTON, B. “A maldição do ‘jornalístico’ na era digital”. In: MOURÃO, M. D. & LABAKI, A. O Cinema do Real. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

WITTGENSTEIN, L. Investigações Filosóficas. São Paulo: Nova Cultural, 1999.

WITTGENSTEIN, L. Tractatus Logico-Philosophicus. In: Major Works. New York: Harper, 2009.

Downloads

Publicado

2016-12-19

Como Citar

Venancio, R. D. O. (2016). (RE)PRESENTAÇÃO SILENCIADA: POLÊMICAS MIDIÁTICAS E SUA NORMALIZAÇÃO LINGUÍSTICA. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 5(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/768

Edição

Seção

Artigos