MODS E GODFATHERS: AS MÚLTIPLAS NARRATIVAS POSSÍVEIS EM QUADROPHENIA DO THE WHO
Palavras-chave:
Discos, Filmes, Quadrophenia, The WhoResumo
Este texto é uma análise do disco Quadrophenia, do The Who, e do filme de mesmo nome, no qual apresento um perfil biográfico da banda, com ênfase nos enfrentamentos de questões relacionadas à arte como ferramenta de transformação individual ou coletiva. Quadrophenia também é examinada dentro da conjuntura do rock da época e no contexto interno da obra do próprio The Who, que por meio das composições de Pete Townshend questionou as relações dos artistas com as demandas do seu público, e o poder do rock como fator de mobilização e mediação social. Além disso, proponho uma discussão sobre os movimentos da música pop contemporâneos ao período em que o disco e o filme foram lançados. Como procedimento metodológico, passo pelas táticas de análise de caso e crítica musical advinda do jornalismo.
Referências
Bibliografia
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TOWNSHEND, PETE- A Autobiografia Rio de Janeiro: Globo Livros. 2013.
Filmes e documentários
A Way of Life: Making Quadrophenia. Documentário. Direção de Darren Cavanagh, 2006.
Quadrophenia. Drama. Direção de Franc Roddam, 1979.
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