O PERFIL CONTESTADOR DE CARLOS LOPES NA CENA CULTURAL BRASILEIRA

Autores

Palavras-chave:

Carlos Lopes, Perfil, Rock, Metal, underground

Resumo

Consideramos que a vida de uma pessoa não é suficiente para alterar estruturas sociais, entretanto, certas ações, mesmo que individuais, podem contribuir para mudar procedimentos e o curso da própria história. Nesse sentido, a partir de um olhar para o perfil de Carlos Lopes e sua relação com o rock brasileiro, pretendemos mostrar que sua voz, sempre dissonante às regras do mercado, tanto no sentido operacional quanto estético, trouxe um outro olhar para o metal no Brasil por meio das narrativas das letras, voltadas às questões históricas e culturais do país. Tendo como norte metodológico o processo de constituição de uma identidade narrativa (RICOEUR, 2010b), encontramos, ao longo de toda sua trajetória, o seu lugar acional e instituinte, independentemente das majors e das próprias tendências estéticas de bandas correlatas do metal.

Biografia do Autor

Marta Maia, Universidade Federal de Ouro Preto

Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto (PPGCOM/UFOP). Doutora em Comunicação pela ECA/USP, com estágio de pós-doutoramento em Comunicação pela UFMG. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Ponto: afetos, gêneros, narrativas. Uma das coordenadoras da Rede de Pesquisa em Narrativas Midiáticas Contemporâneas (Renami/SBPJor).

Marcelo Muraro, Fundação de Educação Artística

Graduado em Tecnologia de Processamento de Dados, Músico e estudante da Fundação de Educação Artística, de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Referências

ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010.

BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: FERREIRA, Marieta de Moraes e AMADO, Janaína (Org.). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1996, p.181-191.

CARDOSO FILHO, João.; JANOTTI JR., Jeder. A música popular massiva, o mainstream e o underground: In: Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM), Brasília, 2006, p. 1-14.

CASTELLS, Manuel. O poder da identidade - A era da informação: economia, sociedade e cultura, volume 2. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

DOSSE, François. O desafio biográfico: escrever uma vida. São Paulo: Edusp, 2009.

HESSE, Hermann. O lobo da estepe. Rio de Janeiro: Record, 1961.

LOPES, Carlos. Guerrilha: a história da Dorsal Atlântica. Editora do autor; 2012.

MAIA, Marta R. Perfis no jornalismo: narrativas em composição. Florianópolis: Editora Insular, 2020.

MEAD, George Herbert. Mind, Self and Society. Chicago: University of Chicago Press, 1982.

SOUZA, Renan M. de Q. “Faça você mesmo” e o cooperativismo como formas independentes de organização: o movimento punk e a cena metal no período final da ditadura militar (1977-1985). Anais do 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – VIRTUAL – 1º a 10/12/2020, Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa: A intriga e a narrativa histórica. Vol. 1. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010a.

RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa: A intriga e a narrativa histórica. Vol. 3. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010b.

CARDOSO FILHO, Jorge.; JANOTTI JR., Jeder. A música popular massiva, o mainstream e o underground: In: Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM), Brasília, 2006, p. 1-14.

CARDOSO FILHO, J., MARRA, Pedro Silva. Do underground para o mainstream sem perder a categoria: análise da trajetória de um músico gaúcho. Revista Ícone, v.10, nº 2, dez 2008.

ENTREVISTA. Carlos Lopes. [jul. 2021]. Entrevistadores: autores. Belo Horizonte, 2021. 1 arquivo mp4 (3h23min.)

FILME

GUERRILHA - A História da Dorsal Atlântica. Direção: Frederico Neto e Alexandre Aguiar. Produção: Sangue Produções. Local: Curitiba/PR. 2015, DVD, 74 min.

YOUTUBE

MOREIRA, Gastão. CARLOS LOPES (DORSAL ATLÂNTICA) em Kaza! - entrevistado por Gastão Moreira. [S. l.]: Kazagastão, 08 fev. 2018. 1 vídeo (30min14). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8UAfTnv28Dw. Acesso em: 04 mai. 2021.

Downloads

Publicado

2021-12-01

Como Citar

Maia, M., & Muraro, M. (2021). O PERFIL CONTESTADOR DE CARLOS LOPES NA CENA CULTURAL BRASILEIRA. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 10(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/5319

Edição

Seção

Dossiê - Esse tal de Roque Enrow