PROFUNDO / SUPERFICIAL : POLITIZAÇÃO VERSUS ESVAZIAMENTO DO SUJEITO MELANCÓLICO EM CANÇÕES DA BANDA O TERNO

Autores

  • Rodrigo Cupertino Universidade Federal de Minas Gerais
  • Graziela Mello Vianna Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

O Terno, Melancolia, Politização

Resumo

Este artigo pretende observar canções lançadas nos dois álbuns mais recentes da banda paulistana O Terno com o objetivo de verificar, por um lado, índices de esvaziamento e melancolia dos sujeitos das canções e, por outro lado, índices de politização desses sujeitos, que podem ser relacionados aos contextos sociais e políticos do país em um momento de fragilização da democracia. A escuta crítica das canções d’O Terno é ancorada nos trabalhos de Ballestrin, Arendt, Rodrigues, Rangel e de outros autores, que nos norteiam no sentido de evidenciar o cenário pós-democrático de onde essas obras emergem, bem como as possíveis consequências dessa configuração para o sujeito que habita esse tempo e espaço.

Referências

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Referências Discográficas

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O TERNO. Melhor Do Que Parece. São Paulo: Selo RISCO, 2016. 1 disco compacto (42 min). Disponível em: https://music.youtube.com/playlist?list=OLAK5uy_mm6H2dXZ1N5qoO_0mUCUtoxRPab_NF_3I. Acesso em 16 de jun. de 2021.

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Publicado

2021-12-01

Como Citar

Cupertino da Silva, R., & Valadares Gomes de Mello Vianna, G. (2021). PROFUNDO / SUPERFICIAL : POLITIZAÇÃO VERSUS ESVAZIAMENTO DO SUJEITO MELANCÓLICO EM CANÇÕES DA BANDA O TERNO. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 10(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/5228

Edição

Seção

Dossiê - Esse tal de Roque Enrow