#QUEMLACRANÃOLUCRA (MESMO): DISPUTAS ENTRE A MARCA BURGER KING E USUÁRIOS DO TWITTER

Autores

  • Andre Iribure UFRGS
  • Pedro Gonçalves Jardim UFRGS

Palavras-chave:

Outvertising; Publicidade Lacração; Burger King; Twitter; Queer

Resumo

O texto aborda a apropriação da hashtag Quem Lacra Não Lucra (#quemlacranãolucra) da campanha publicitária da marca Burger King relativa ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ de 2020. Interessa identificar o contexto da ação da marca e o subsequente engajamento dos usuários da rede social Twitter. O referencial teórico se apoia nos estudos de gênero e da sexualidade, articulados numa abordagem do movimento LGBTQIA+ e dos estudos queer. Ainda se aporta no consumo e nas representações da diversidade na publicidade, com foco nos conceitos de outvertising e publicidade lacração. Constatou-se como a campanha se insere em um ambiente de disputas de poder e de desconstrução da norma, a partir da análise de conteúdo de 16 tuítes, compreendidos no corpus de pesquisa. Foi possível identificar duas principais categorias de amor e ódio: Lovers e Haters, que foram subdivididas respectivamente em curtidores, informativos e incentivadores; anticonsumo, hegemonia isenta e insatisfeitos. Com base na categorização, foi possível concluir que as principais características da recepção da campanha foram a polarização, a politização e a comemoração.

Biografia do Autor

Pedro Gonçalves Jardim, UFRGS

Graduação Publicidade e Propaganda. Autor Principal.

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Publicado

2021-12-01

Como Citar

Iribure, A., & Gonçalves Jardim, P. (2021). #QUEMLACRANÃOLUCRA (MESMO): DISPUTAS ENTRE A MARCA BURGER KING E USUÁRIOS DO TWITTER. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 10(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/5220

Edição

Seção

Artigos