ART FLASH GAMES: CRÔNICA DE UMA MORTE ANUNCIADA

Autores

Palavras-chave:

flash game, web design, história da web, jogos digitais

Resumo

Neste artigo, enfocam-se produções e práticas culturais que emergiram com os flash games, em especial, na primeira década do século 21. Sumariza resultados de pesquisa bibliográfica e em sites especializados realizada ao longo de 2020, último ano em que o player necessário para tocar tais jogos esteve ativo na Web. Os resultados são apresentados em duas seções. Na primeira, narra os propósitos, o desenvolvimento e a disseminação do software Flash (primeiramente chamado FutureSplash Animator), ferramenta de autoria multimídia para Web lançada em 1996. Na segunda, discute como esta ferramenta foi usada para mesclar arte e programação. Dialoga-se com Lev Manovich (Geração Flash e Estética Flash) e Patrice Flichy (Práticas culturais amadoras), comentando algumas produções que exemplificam a diversidade técnico-estética dos flash games e a importância das comunidades formadas em torno da ferramenta. Por fim, aponta zonas de sombra e de luz que o fim do Flash Player projeta sobre a história da Web e da cultura digital.

Biografia do Autor

Ana Beatriz Bahia , UFSC e Casthalia

Ana Beatriz BAHIA possui graduação em Artes Plásticas (UDESC) e doutorado em Educação (UFSC). Em 2000, cofundou o Casthalia, estúdio de criação, produção e pesquisa de tecnologias educacionais e artísticas, como ênfase em jogos digitais (serious games). É coautora de jogos selecionados para festivais (SBGames e FILE Festival) e recomendados pelo Ministério da Educação (Guia de Tecnologias Educacionais/MEC): A Mansão de Quelícera, voltado ao ensino de arte; Mata Atlântica: o Bioma Onde eu Moro, inovador por introduzir a tecnologia Multimouse no Brasil. Em 2011, foi contemplada com bolsa de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial - DTI/CNPq (Centro de Tecnologia Social/SESI-SC) e desenvolveu o Nutrição em Jogo (health games para mudança de comportamento alimentar de trabalhadores da indústria). Desde 2002, atua como docente de graduação e pós-graduação em cursos das áreas de Artes Visuais e Educação (UNISUL, UNIPLAC, UDESC) e de Educação Profissional (IFSC). Desde 2008, produz materiais didáticos e desenvolve cursos da EaD acadêmica e corporativa. Costuma ministrar oficinas e publicar artigos em livros, anais e periódicos nacionais e internacionais. Integrar o grupo de pesquisa Edumidia/UFSC, pesquisando Educação, Arte e Tecnologia Digital .:: https://independent.academia.edu/anabahia

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Publicado

2021-12-01

Como Citar

Bahia , A. B. . (2021). ART FLASH GAMES: CRÔNICA DE UMA MORTE ANUNCIADA. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 10(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/4981

Edição

Seção

Artigos