TIKTOK E MÚSICA POP: RELAÇÕES ENTRE MÍDIA, PLATAFORMAS E PRODUÇÃO DE CONTEÚDO NO MEIO DIGITAL
Palavras-chave:
música pop; TikTok; plataformização; mídia; produção de conteúdo.Resumo
A música na internet tem passado por diversas transformações nos últimos vinte anos desde a sua digitalização. Atualmente, são as plataformas digitais que têm ganhado destaque como as principais mediadoras no processo de acesso à música num fenômeno reconhecido como plataformização (VAN DIJCK, 2019); (VALENTE, 2020). Estas plataformas oferecem novas formas de consumo e estratégias de atração colocando os usuários como fundamentais na propagação simbólica gerada pelos artistas, principalmente os popstars. Este artigo faz uma breve análise da relação da música pop com a plataforma de entretenimento Tik Tok, observando como os usuários fazem uso da música por meio da produção de conteúdo e de como os artistas entram na plataforma divulgando seus produtos, colocando-se assim dentro de uma nova tendência. Além disso, pela Economia Política da Comunicação (EPC), busca-se uma reflexão crítica da plataforma ao observá-la como um meio de monetização essencial para a produção de audiência no meio digital a partir da criatividade.
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