TIKTOK E MÚSICA POP: RELAÇÕES ENTRE MÍDIA, PLATAFORMAS E PRODUÇÃO DE CONTEÚDO NO MEIO DIGITAL

Autores

  • Flávio Marcílio Maia Júnior Ufal

Palavras-chave:

música pop; TikTok; plataformização; mídia; produção de conteúdo.

Resumo

A música na internet tem passado por diversas transformações nos últimos vinte anos desde a sua digitalização. Atualmente, são as plataformas digitais que têm ganhado destaque como as principais mediadoras no processo de acesso à música num fenômeno reconhecido como plataformização (VAN DIJCK, 2019); (VALENTE, 2020). Estas plataformas oferecem novas formas de consumo e estratégias de atração colocando os usuários como fundamentais na propagação simbólica gerada pelos artistas, principalmente os popstars. Este artigo faz uma breve análise da relação da música pop com a plataforma de entretenimento Tik Tok, observando como os usuários fazem uso da música por meio da produção de conteúdo e de como os artistas entram na plataforma divulgando seus produtos, colocando-se assim dentro de uma nova tendência. Além disso, pela Economia Política da Comunicação (EPC), busca-se uma reflexão crítica da plataforma ao observá-la como um meio de monetização essencial para a produção de audiência no meio digital a partir da criatividade.

Referências

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AMARAL FILHO, Jair do. Cultura, Criatividade e Desenvolvimento sob um olhar furtadiano. In: BOLAÑO, César Ricardo Siqueira. Cultura e desenvolvimento: reflexões à luz de Furtado. Salvador: Edufba, p.159-178, 2015.

ARAUJO, Saulo Nepomuceno Furtado de. Não sou boy, só não sou otário: negócios, diversão e prestígio nos mercados pop periféricos. 2018. 224 f. Tese (Doutorado em Sociologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018.

BASTOS, Tigre Paulo. Trajetórias e oportunidades das inovações em serviços. In: BASTOS, Tigre Paulo; MAIA, Pinheiro Alessandro. Inovação em serviços e a economia do compartilhamento. Saraiva Educação SA, 2019.

BOLAÑO, César. Trabalho Intelectual, Comunicação e Capitalismo. A reconfiguração do fator subjetivo na atual reestruturação produtiva". Revista da Sociedade Brasileira de Economia Política, Rio de Janeiro, v. 00, n.11, p. 53-78, 2002.

BOLAÑO, César; SANTOS, Verlane. Economia da cultura, trabalho e criatividade: Uma crítica da ideologia do empreendedorismo cultural. In: GUINDANI, Joel; SILVA, Marcela. Comunicação e Indústria Criativa. Políticas, teorias e estratégias. Jaguarão: CLAEC, 2018.

BUSTAMANTE, E. A digitalização integral das indústrias culturais. Revista Observatório Itaú Cultural. São Paulo: Itaú Cultural, n. 09, 2010.

ÉPOCA ONLINE NEGÓCIOS. Antes de criticar TikTok, Zuckerberg tentou comprar. 13 de nov. de 2019. Disponível em https://epocanegocios.globo.com/Empresa/noticia/2019/11/antes-de-criticar-tiktok-zuckerberg-tentou-comprar.html. Acessado em 20 de abr de 2021.

FRAGA, Renê. Fatos sobre o consumo de música no YouTube. Discovery. 10. Dez, 2020. Disponível em https://googlediscovery.com/2020/12/10/fatos-sobre-o-consumo-de-musica-no-youtube/ Acessado em 18 de abril de 2021.

FURTADO, Celso. Cultura e desenvolvimento em época de crise. Paz e Terra, 1984.

GARRET, Filipe. YouTube Music vale a pena? Saiba tudo sobre o streaming de músicas. TechTudo, 16 ago. 2020. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/listas/2020/08/youtube-music-vale-a-pena-saiba-tudo-sobre-o-streaming-de-musicas.ghtml Acesso em 16 de abril de 2021.

LISBOA, Alveni. TikTok ainda corre risco de ser banido nos Estados Unidos. Canaltech. 13 de abril de 2021. Disponível em: https://canaltech.com.br/apps/tiktok-ainda-corre-risco-de-ser-banido-nos-estados-unidos-182602/. Acessado em 20 de abril de 2021.

LONCOMILLA, G. V. M. Tik Tok e a presença do capital chinês na indústria fonográfica ocidental: um olhar pela economia política da internet. In: Anais do 43º Congresso de Ciências da Comunicação – Salvador, 2020.

MACIEL, Rui. "Os brasileiros são nossos preferidos". Os planos do TikTok para o país em 2020. 21 de Janeiro de 2020. Disponível em https://canaltech.com.br/redes-sociais/os-brasileiros-sao-nossos-preferidos-os-planos-do-tiktok-para-o-pais-em-2020-159343/ Acessado em 19 de abril de 2021.

MARTEL, F. Mainstream. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.

MINTZ, A. Midiatização e plataformização. Novos Olhares, v. 8, n. 2, p. 98-109, 6 dez. 2019.

MOSHIN, Maryam. Nova rede social em número: Tiktok no Brasil [infográfico]. Oberlo. 24 de setembro de 2020. Disponível em: https://www.oberlo.com.br/blog/estatisticas-tiktok. Acessado em 01 de março de 2021.

MÚSICA. Doja Cat lança clipe de 'Streets', música que viralizou no TikTok. Portal R7. Disponível em: https://entretenimento.r7.com/musica/doja-cat-lanca-clipe-de-streets-musica-que-viralizou-no-tiktok-09032021. Acessado em: 12 de abril de 2021.

NUNES, Cassian. Dua Lipa lança segundo clipe de “Levitating”, dessa vez em parceria com DaBaby. Portal PopLine. 02 de outubro de 2020. Disponível em https://portalpopline.com.br/dua-lipa-lanca-segundo-clipe-de-levitating-dessa-vez-em-parceria-com-dababy/ 13 de abril de 2021.

SA, Simone Pereira de. Cultura digital, videoclipes e a consolidação da rede de música brasileira pop periférica. In: XXVI Encontro Anual da Compós, Faculdade Cásper Líbero, São Paulo: COMPOS, p.1-24, 2017.

SOARES, Thiago. Percursos para estudos sobre música pop. In: SÁ, Simone Pereira de; CARREIRO, Rodrigo; FERRARAZ, Rogerio. Cultura pop. Salvador: EDUFBA; Brasília: Compós, 2015, p. 19-34.

SOUZA, Ramon de. TikTok firma acordo global para liberar mais faixas da Universal Music. CanalTech. 08 de Fevereiro de 2021. Disponível em: https://canaltech.com.br/apps/tiktok-firma-acordo-global-para-liberar-mais-faixas-da-universal-music-178682/ Acessado em 18 de abril de 2021.

SOARES, Thiago. A Estética do Videoclipe. João Pessoa: Editora da UFPB, 2013.

VALENTE, Jonas. Apresentação do dossiê temático “Plataformas digitais, economia e poder “. Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura, v. 22, n. 1, p. 78-96, 2020.

VAN DIJCK, José. La cultura de la conectividad: una historia crítica de las redes sociales. Siglo XXI editores, 2019.

VELASCO, Tiago Monteiro. Onde estão os pop stars?: a coexistência dos ídolos de massa e de nicho na música pop contemporânea./ Tiago Monteiro Velasco. Rio de Janeiro, 2010.138 f.: Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Comunicação, 2010.

Downloads

Publicado

2021-07-08

Como Citar

Júnior, F. M. M. (2021). TIKTOK E MÚSICA POP: RELAÇÕES ENTRE MÍDIA, PLATAFORMAS E PRODUÇÃO DE CONTEÚDO NO MEIO DIGITAL. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 10(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/4978

Edição

Seção

Artigos