A PRODUÇÃO DE SENTIDOS EM IMAGENS: UMA ANÁLISE DAS METAFUNÇÕES NA CAMPANHA “NOVA PANTENE”

UMA ANÁLISE DAS METAFUNÇÕES NA CAMPANHA “NOVA PANTENE”

Autores

  • Jaqueline Salviano de Sousa Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Ana Carolina Carneiro de Sousa Universidade Federal do Piauí - UFPI

Palavras-chave:

Anúncio publicitário, Imagem, Metafunções

Resumo

Tendo em vista as estratégias imagético-linguísticas utilizadas pelos produtores de anúncios publicitários, a fim de garantir a adesão do público-alvo, o presente trabalho objetiva identificar as metafunções no anúncio da campanha da Nova Pantene, bem como desvelar os sentidos atribuídos ao uso de tais metafunções. Como suporte teórico para a análise, embasamo-nos, principalmente, na Gramática do Design Visual (GDV), proposta por Kress e van Leeuwen. Trata-se de um trabalho de pesquisa básica quanto à natureza, de abordagem qualitativa e finalidade interpretativa, cujo corpus foi composto por um anúncio, de 2014, da marca Pantene. Como resultados, percebemos que na metafunção ideacional/representacional, o produtor recorre à representação conceitual, ao passo que na metafunção interpessoal/interativa, destaca-se que há um direcionamento pelo olhar de demanda da participante, a partir de uma perspectiva no nível do olhar, em que a imagem é constituída em um plano fechado com alta modalidade naturalística. Quanto à metafunção textual/composicional, observa-se o sentido atribuído a partir da organização dos elementos, podendo perceber a informação considerada como dada e nova, ideal e real. Verificamos que as três metafunções localizadas na imagem selecionada foram utilizadas a fim cativar os leitores para consumirem os produtos Pantene.

Referências

ARAGÃO, Cleudene de Oliveira; CARVALHO, Sâmia Alves. OS CAMINHOS DO LETRAMENTO VISUAL: UMA ANÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL. Estudos Anglo Americanos. Nº 44 - 2015. Disponível em: http://nexos.ufsc.br/index.php/reaa/article/viewFile/1274/662. Acesso em: 20 de Junho de 2020.

CUNHA, Andreia Honório da. Tiras e gramática do design visual: a produção de sentidos no gênero multimodal. 2017. 198 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.

LIMA, Cassia Helena Pereira; PIMENTA, Sônia Maria de Oliveira; AZEVEDO, Adriana Maria Tenuta (orgs.). Incursões Semióticas: Teoria e Prática de Gramática Sistêmico-funcional, Multimodalidade, Semiótica Social e Análise do Discurso. Livre Expressão Editora: Rio de Janeiro, 2009.

NEPOMUCENO, Arlete Ribeiro; DE PAES, Vera Lúcia Viana. Gramática sistêmico-funcional & gramática do design visual: metafunções da linguagem na análise do gênero publicitário digital. Confluência: Revista do Instituto de Língua Portuguesa, n. 56, p. 296-328, 2019.

ROJO, Roxane. Multiletramentos. 2019 – Entrevista disponível em: https://youtu.be/iDu6TvO4svU. Acesso em: 20 de Junho de 2020.

Downloads

Publicado

2021-07-08

Como Citar

Salviano de Sousa, J., & Carneiro de Sousa, A. C. . (2021). A PRODUÇÃO DE SENTIDOS EM IMAGENS: UMA ANÁLISE DAS METAFUNÇÕES NA CAMPANHA “NOVA PANTENE”: UMA ANÁLISE DAS METAFUNÇÕES NA CAMPANHA “NOVA PANTENE”. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 10(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/4957

Edição

Seção

Artigos