“O QUE É QUE A MALANDRA TEM?”: O VIDEOCLIPE COMO CIBERACONTECIMENTO E MOBILIZADOR DE SENTIDOS POLÍTICOS EM REDES DIGITAIS ATRAVÉS DE ANITTA

Autores

  • Gabriela Cleveston Gelain PPGCOM ESPM-SP
  • Christian Gonzatti Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Palavras-chave:

PALAVRAS-CHAVE: Cultura Pop. Celebridades. Ciberacontecimento. Cultura Digital. Funk.

Resumo

Percebemos aqui como o videoclipe – entendido como um ciberacontecimento – tem as suas potências semióticas disparadas: configura-se como desencadeador de semioses que podem ser materializadas visando entender diferentes complexidades. A cantora Anitta, ao articular matrizes culturais da música pop anglófila-estadunidense e do funk carioca deflagrou um cenário de disputas de sentidos através do videoclipe Vai Malandra. Entendemos, em tais circunstâncias, que signos da cultura pop inauguram territorialidades semióticas nas quais diferentes semioticidades emergem, engendram-se e confrontam-se, sinalizando como as diferenças culturais de gênero, sexualidade, raça e classe são ameaçadas simbolicamente na cultura digital e as maneiras como o teor político do pop é ampliado nesse contexto. 

Biografia do Autor

Christian Gonzatti, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Doutorando e Mestre em Ciências da Comunicação, com ênfase em Processos Midiáticos, na linha de pesquisa de Linguagens e Práticas Jornalísticas pela Unisinos, com bolsa da CAPES. Graduado em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, também pela Unisinos, com bolsa integral. Membro do LIC, Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos, desde 2012, atuando em pesquisas que articulam temas do jornalismo, como as teorias do acontecimento, dos processos em redes e mídias digitais e dos estudos de semiótica. Trabalha com marketing digital e gerenciamento de sites de redes sociais, tendo experiências na área com empresas de diferentes segmentos. Ministra cursos sobre metodologias para análises de redes digitais. Tem interesse, atualmente, nos estudos de cultura pop, redes e mídias digitais, semiótica e pedagogias das diferenças.

Referências

REFERÊNCIAS
ALONSO, G. Cowboys do Asfalto: música sertaneja e modernização brasileira. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (PPGH-UFF), 2011.
AUTORES, 2017.
CORNUTTI, C. Celebridades e apropriações humorísticas em blogs : uma análise do Morri de Sunga Branca e do Te Dou Um Dado?. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação) – Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, UFRGS, Porto Alegre, 2015.
AUTOR, 2017.

HENN, R. El ciberacontecimiento, produción y semiosis. Barcelona: Editorial UOC, 2014.
HENN, R. Territorialidades Semióticas: uma cartografia da disputa de sentidos em rede. III Jornada dos Grupos de Pesquisa em Semiótica, 2017.
JENKINS, H.; FORD, S.; GREEN, J. Cultura da Conexão. Criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo: Aleph, 2014.
LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação. Uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
MARSHALL, P. David. Celebrity and Power: Fame in Contemporary Culture, Minneapolis, MN: University of Minnesota Press, 2014.
MCLUHAN, M. Visão, som e fúria. In: Luis Costa Lima (org.). Teoria da cultura de massa. Rio de Janeiro: Saga, 1969, p.152. 267.
MELO ROCHA, R ; GHEIRART, O. “Esse close eu dei!” A pop-lítica “orgunga” de Rico Dalasam. Revista Eco Pós, v 19, n.3, 2016. Disponível em <https://goo.gl/4QPSfE>. Acesso em: 08 jun. 2018.
MISKOLCI, R. Teoria Queer: um aprendizado pelas diferenças. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015
MISKOLCI, R. Uma outra história da República: amor, ordem e progresso. Cult, São Paulo: Editora Bregantini, nº 6, ano 19, janeiro, 2016.
MORIN, E. Cultura de Massa do século XX: o espírito do tempo – vol. 1: neurose. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 1997.
PEIRCE, C. S. The Collected Papers of Charles Sanders Peirce. Past Masters, CD-ROM. EUA, InteLex Corporation, 2002.
PEREIRA DE SÁ, S. Cultura digital, videoclipes e a consolidação da rede de música brasileira pop periférica. Anais do XXVI Encontro Anual da Compós, Faculdade Cásper Líbero, São Paulo, 06 a 09 de junho de 2017.
PEREIRA SÁ, S.; CUNHA, S. E. Controvérsias do funk no YouTube: o caso do Passinho do Volante. Revista Ecopós. v. 17, n. 3, 2014.
QUÉRÉ, L. Entre facto e sentido: a dualidade do acontecimento. Trajectos – Revista de Comunicação, Cultura e Educação. Lisboa, nº 6, 2005, p. 59-76.
QUÉRÉ, L. L’indidualisation des événements dans de la cadre de l’experiénce publique. In: BOURDON, P. et al (Org.). Processus du sens. Paris, L’Harmattan, 2000, p. 1-23.
RECUERO, R. A conversação em rede. Comunicação mediada pelo computador e redes sociais na internet. 2ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2014
ROJEK, C. Celebridade. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.
SANTOS SILVA, M. A dos. Filhos desta luta: posicionando a produção do rock e do metal angolano no cenário global-local. Logos, v. 25, n. 01, 2018. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/logos/article/view/29501. Acesso em: 10 out. 2020.
SIMÕES, P. G. O poder de afetação das celebridades. In: FRANÇA, Vera; FREIRE FILHO, J. B. M; LANA, L. C. C; SIMÕES, P. G. Celebridades no século XXI: transformações no estatuto da fama. 1. ed. Porto Alegre: Sulina, 2014.
SOARES, T. Abordagens Teóricas para Estudos Sobre Cultura Pop. Logos, v.2, n. 24, 2014. Disponível em: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ logos/article/view/14155.
SOARES, T. Percursos para estudos sobre música pop. In: SÁ, Simone Pereira de; CARREIRO, R.; FERRAZ (ORGs). Cultura Pop. Salvador: EDUFBA ; Brasilia: Compós, 2015.
SOARES, T. Videoclipe: o elogio da desarmonia. João Pessoa: Marca de Fantasia, 2012.
WHEELER, M. Celebrity Politics, Polity Press: Cambridge and Malden, MA, 2013.

Downloads

Publicado

2021-07-08

Como Citar

Cleveston Gelain, G., & Gonzatti, C. (2021). “O QUE É QUE A MALANDRA TEM?”: O VIDEOCLIPE COMO CIBERACONTECIMENTO E MOBILIZADOR DE SENTIDOS POLÍTICOS EM REDES DIGITAIS ATRAVÉS DE ANITTA. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 10(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/4710

Edição

Seção

Artigos