INFLUENCIADOR DIGITAL E OPINIÃO PÚBLICA: UMA ANÁLISE SOBRE VISIBILIDADE A PARTIR DA NARRATIVA DE FELIPE NETO NO PROGRAMA RODA VIVA

Autores

  • Nathalie Hornhardt ESPM

Palavras-chave:

Influenciador Digital; Opinião Pública; Visibilidade; Felipe Neto; Roda Viva.

Resumo

As esferas midiática e acadêmica têm refletido sobre o papel do influenciador digital na comunicação. A proposta desse trabalho é fazer uma análise acerca da construção de uma gestão performática de si garantindo assim uma visibilidade mediada de um para muitos. Utilizando como exemplo a narrativa, o discurso e a performance de Felipe Neto durante sua participação no programa de televisão ‘Roda Viva’, o artigo analisa a visibilidade em torno do indivíduo e do espaço privado que ganha uma nova roupagem e passa a fazer parte da opinião público em decorrência da utilização da imagem nas redes sociais e nas plataformas de vídeo. A partir dessa temática, o trabalho abarca uma discussão em torno da reorganização da opinião pública em decorrência da apropriação de assuntos que antes se destinavam a especialistas e que agora são conduzidos por influenciadores digitais através de uma narrativa que envolve o entretenimento e o divertimento.  

Referências

BRUNO, Fernanda. Máquinas de ver, modos de ser: visibilidade e subjetividade nas novas tecnologias de informação e comunicação. In: Revista FAMECOS, Ano 10, Número 24, julho-dezembro de 2004.

DUNKER, Christian. Subjetividade em tempos de pós-verdade. In: DUNKER, Christian; TEZZA, Cristovão; FUKS, Julián; TIBURI, Marcia; SAFATLE, Vladimir. Ética e pós-verdade. Porto Alegre: Dublinenses, 2017.

FILHO, Eduardo F. Felipe Neto no ‘Roda Viva’ vira porta-voz dos jovens inconformados. Veja, São Paulo, 19 de maio de 2018. Disponível em: https://veja.abril.com.br/blog/tela-plana/felipe-neto-no-roda-viva-vira-porta-voz-dos-jovens-inconformados/. Acesso em 18/11/2020.

FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Ubu Editora, 2017.

FONTENELLE, Isleide. Cultura do Consumo: fundamentos e formas contemporâneas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2017.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte/Brasília: Editora UFMG/Representação, 2003.

JAMESON, Fredric. Pós-modernismo, a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Ática, 1996.

LIPOVETSKY, Gilles, SERROY, Jean. A cultura-mundo: resposta a uma sociedade desorientada. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

PICHONELLI, M. Goste ou não entrevista de Felipe Neto ao Roda Viva já é histórica. Uol, São Paulo, 18 de maio de 2020. Disponível em: https://matheuspichonelli.blogosfera.uol.com.br/2020/05/18/goste-se-ou-nao-entrevista-de-felipe-neto-ao-roda-viva-ja-e-historica/. Acesso em 18/06/2020.

RODA VIVA | FELIPE NETO. [S.I.: S. N.], 2020. 1 VÍDEO (1h36min17seg). Publicado pelo canal Roda Viva. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=KQ1CQqNveac&t=5195s. Acesso em 19/06/2020.

SIBILIA, Paula. O show do eu: A intimidade como espetáculo. 1ª edição. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2008.

SILVERSTONE, Roger. La moral de los medios de comunicación. Buenos Aires: Amorrortu, 2010.

THOMPSON, John B. A nova visibilidade. In: Revista Matrizes, Ano 2, Volume 1, n. 2, 2008. Disponível em: http://www.matrizes.usp.br/index.php/ matrizes/article/view/82/124. Acesso em 18/10/2020.

ZELIZER, Viviana A. A negociação da intimidade. Petrópolis: Vozes, 2011.

Downloads

Publicado

2021-07-08

Como Citar

Hornhardt, N. (2021). INFLUENCIADOR DIGITAL E OPINIÃO PÚBLICA: UMA ANÁLISE SOBRE VISIBILIDADE A PARTIR DA NARRATIVA DE FELIPE NETO NO PROGRAMA RODA VIVA. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 10(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/4704

Edição

Seção

Artigos