A INTERSECÇÃO ENTRE DESINFORMAÇÃO, RELIGIÃO E PANDEMIA: A ATUAÇÃO DE CANAIS RELIGIOSOS NO YOUTUBE NO CONTEXTO DA COVID-19

Autores

  • Michele Goulart Massuchin UFPR
  • Marcela Barba Santos UFPR

Palavras-chave:

desinformação, religião, pandemia, COVID-19, YouTube

Resumo

O presente trabalho é uma pesquisa qualitativa que busca analisar o modo como a Igreja Universal do Reino de Deus representa o sofrimento em seu discurso publicitário. Para isso, analisa textos publicados em seu site oficial, identificando padrões e variações nas narrativas. Em um primeiro momento, é feita uma discussão teórica sobre conceitos chave da sociologia da religião e sobre a corrente neopentecostal do protestantismo. Por meio dela, é possível compreender como as crenças do Neopentecostalismo, principalmente a sua nova interpretação da teodiceia cristã, funcionam como premissa teológica para as interpretações da vertente sobre o sofrimento. Os resultados apontaram para quatro modelos narrativos nos textos analisados: testemunhos, autoajuda, notícias e propagandas. Apesar das diferenças que permitiram a classificação, todos os textos apresentam semelhanças estéticas e giram em torno das concepções teológicas pautadas pela nova teodiceia da corrente.

Biografia do Autor

Marcela Barba Santos, UFPR

Mestranda em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública (CPOP) da mesma universidade. 

Referências

ALBUQUERQUE, A. O discurso das fake news e sua implicação comunicacional na política e na ciência. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, v. 14, n. 1, p. 184–198, 2020.
ALBUQUERQUE, A.; QUINAN, R. Crise epistemológica e teorias da conspiração: o discurso anti-ciência do canal “professor terra plana”. Revista Midia e Cotidiano, v. 13, n. 3, p. 83–104, 2019.
ALENCAR, G. F. DE. Jair Messias Bolsonaro: o “eleito” de Deus? Revista Brasileira de História das Religiões, n. 37, p. 161–175, 2020.
ALVES DOS SANTOS JUNIOR, M.; DE ALBUQUERQUE, A. Perda da hegemonia da imprensa - a disputa pela visibilidade na eleição de 2018. Lumina, v. 13, n. 3, p. 5–28, 2019.
ALVES, Mércia; CASSOTTA, Priscila. L. Políticos de Deus: análise das campanhas de evangélicos eleitos para Deputado Federal por São Paulo (2010, 2014 e 2018). Revista Debates, v. 14, p. 36–59, 2020.
BAQUERO, Marcelo; CASTRO, H. C. DE; RANINCHESKI, S. M. (Des)confiança nas instituições e partidos políticos na constituição de uma democracia inercial no Brasil: o caso das eleições de 2014. Política & Sociedade, v. 15, n. 32, p. 9, 2016.
BARDIN, Laurence. Análisis de contenido. Ediciones Akal: 1991.
BAROMETER, Edelman Trust. Special report: Trust and the coronavirus. 2020. Disponível em: https://www.edelman.com.br/sites/g/files/aatuss291/files/2020-04/POR_2020%20Trust%20Barometer%20Brazil%20Report_com%20global_comunicacao_0.pdf. Acesso em: 20 dez. 2020.
BAUER, Martin W. Análise de conteúdo clássica: uma revisão. In: BAUER, Martin W. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. p. 189-217, 2002.
BENNETT, W. L.; LIVINGSTON, S. The disinformation order: Disruptive communication and the decline of democratic institutions. European Journal of Communication, v. 33, n. 2, p. 122–139, 2018.
BRASIL. Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Pesquisa brasileira de mídia: hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. Brasília: Secom, 2015. Disponível em: http://www.secom.gov.br/atuacao/pesquisa/lista-de- pesquisas-quantitativas-e-qualitativas-de-contratos-atuais/pesquisa-brasileira-de-midia- pbm-2015.pdf. Acesso em: 20 dez. 2020.
CASSOTTA, Priscilla Leine. Uma análise do comportamento dos deputados evangélicos no legislativo brasileiro. E-Legis - Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados, Brasília, DF, v. 9, n. 20, p. 75-101, 2016.
CHADWICK, A. Digital network repertoires and organizational hybridity. Political Communication, v. 24, n. 3, p. 283–301, 2007.
CORREIA, J. C. O novo ecossistema mediático e a desinformação como estratégia política dos populismos. Estudos em Jornalismo e Mídia, v. 16, p. 23–32, 2019.
COSTA, André Bello Sá Rosas. Origem, causas e consequências da polarização política. 2019. xii, 217 f., il. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
DAS, A.; SCHROEDER, R. Online disinformation in the run-up to the Indian 2019 election. Information Communication and Society, v. 0, n. 0, p. 1–17, 2020.
DATAFOLHA. Grau de confiança nas instituições. 2019. Disponível em: http://media.folha.uol.com.br/datafolha/2019/07/10/9b9d682bfe0f1c6f228717d59ce49fdfci.pdf. Acesso em: 20 dez. 2020.
DOURADO, Tatiana Maria Silva Galvão. Fake News na eleição presidencial de 2018 no Brasil. Tese de doutorado (Comunicação), Universidade Federal da Bahia, 2020.
FABRINO, Ricardo; FREITAS, Viviane. Fake News e o repertório contemporâneo de ação política. Congresso Compolítica, Brasília, 2019, Anais... Brasilia: Compolítica, 2019. Disponível em: http://compolitica.org/novo/wp-content/uploads/2019/05/gt1_mendonca_freitas.pdf. Acesso em: 20 dez 2020.
FUCHS, C. Everyday Life and Everyday Communication in Coronavirus Capitalism. TripleC, v. 18, n. 1, 2020.
GERARDI, Dirceu André. Parlamentares evangélicos no Brasil: perfil de candidatos e eleitos a deputado federal (1998-2014). Newsletter. Observatório de elites políticas e sociais do Brasil, Curitiba, v. 3, n. 14, p. 1-18, nov. 2016.
GFK VEREIN. Confiança nas profissões 2016 – um estudo da GfK Verein. De bombeiros a políticos. Nuremberg: GfK Verein, 2016. Disponível em: http://www.gfk.com/fileadmin/user_upload/dyna_content/BR/documents/reports/Trust_in_Professions_2016_Brazil_POR_v1.pdf. Acesso em: 20 dez 2020.
GOLDSTEIN, A. A. Poder evangélico: Cómo los grupos religiosos están copando la política en América. 1. ed. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Marea, 2020.
GOMES, Wilson; DOURADO, Tatiana. M. Fake news, um fenômeno de comunicação política entre jornalismo, política e democracia. Estudos em Jornalismo e Mídia, v. 16, n. 2, p. 33–45, 2019.
GOOGLE. Tendências de consumo. Disponível em: <https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/tendencias-de-consumo/pesquisa-video- viewers-como-os-brasileiros-estao-consumindo-videos-em-2018/>. Acesso em: 20 dez. 2020.
HARPER, L. et al. The battle between fake news and science. Journal of Pediatric Urology, v. 16, n. 1, p. 114–115, 2020.
INCT. A cara da democracia. 2019. Disponível em: https://docs.wixstatic.com/ugd/a46f9a_05967934746d4ba2b0ef032921bde80c.pdf. Acesso em: 20 dez. 2020.
IPSOS. BBC Global Survey A world divided? Disponível em: https://www.ipsos.com/sites/default/files/ct/news/documents/2018-04/bbc_global_survey-the_world_divided-2018.pdf. Acesso em: 20 dez. 2020.
KELLER, F. B. et al. Political Astroturfing on Twitter: How to Coordinate a Disinformation Campaign. Political Communication, v. 37, n. 2, p. 256–280, 2020.
KRAFFT, P. M.; DONOVAN, J. Disinformation by Design: The Use of Evidence Collages and Platform Filtering in a Media Manipulation Campaign. Political Communication, v. 37, n. 2, p. 194–214, 2020.
KRIPPENDORFF, Klaus. Content analysis: An introduction to its methodology. Sage publications, 2018.
LUKITO, J. Coordinating a Multi-Platform Disinformation Campaign: Internet Research Agency Activity on Three U.S. Social Media Platforms, 2015 to 2017. Political Communication, v. 37, n. 2, p. 238–255, 2020.
MACHADO, C. C. V. et al. Ciência Contaminada: Analisando o Contágio de desinformação sobre coronavírus via youtube. p. 51, 2020.
MACHADO, Caio; DOURADO, Daniel; SANTOS, João Guilherme; SANTOS, Nina. Ciência Contaminada: analisando o contágio de desinformação sobre coronavírus via YouTube. Salvador: INCT.DD, 2020.
MARIANO, R. Laicidade à brasileira: católicos, pentecostais e laicos em disputa na esfera pública. Civitas - Revista de Ciências Sociais, v. 11, n. 2, p. 238–258, 2011.
MARIANO, R. O Envolvimento Dos Pentecostais Na Eleição De Collor. Novos Estudos, n. 34, p. 92–106, 1992.
MARTINO, L. M. S. Mídia, religião e sociedade: das palavras às redes digitais. [s.l.] Paulus, 2017.
MEZZOMO, F. A.; ANJOS, B. L. DOS; PÁTARO, C. S. O. "A milícia dos remidos marcha impoluta”: campanha de evangélicos assembleianos ao legislativo paranaense em 2018. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, v. 67, p. 42–78, 2020.
MICK, J. Profissionalismo e confiança: o curioso caso do país que acredita mais nos jornalistas do que na mídia. Política & Sociedade, v. 18, n. 43, p. 242–260, 2020.
MONT’ALVERNE, C; MITOZO, I. Muito Além da Mamadeira Erótica: As notícias compartilhadas nas redes de apoio a presidenciáveis em grupos de Whatsapp, nas eleições brasileiras de 2018. Anais... Congresso da Compolítica, Brasília, 2019, p. 1 - 25.
NEWMAN, N. et al. Reuters Institute Digital News Report 2020. p. Page 14, 2020.
OLIVEIRA, T. Desinformação científica em tempos de crise epistêmica: circulação de teorias da conspiração nas plataformas de mídias sociais. Fronteiras - estudos midiáticos, v. 22, n. 1, p. 21–35, 2020.
OLIVEIRA, T.; QUINAN, R.; TOTH, J. P. Antivacina, fosfoetanolamina e Mineral Miracle Solution (MMS): mapeamento de fake sciences ligadas à saúde no Facebook. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, v. 14, n. 1, p. 90–111, 2020.
OLIVEIRA, Thaiane Moreira de. Autoridade Científica Em Tempos de Crise Epistêmica: a circulação de teorias da conspiração em redes sociais. In: Encontro Anual da Compós. 28., 2019, Porto Alegre-RS. Anais... Porto Alegre-RS: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2019.
ORO, A. P.; MARIANO, R. Eleições 2010: Religião e política no Rio Grande do Sul e no Brasil. Debates do NER, n. 16, p. 9–34, 2009.
ORO, Ari Pedro. A política da Igreja Universal e seus reflexos nos campos religioso e político brasileiros. Rev. bras. Ci. Soc., São Paulo, v. 18, n. 53, p. 53-69, 2003.
PIERUCCI, Antônio Flávio. "Bye bye, Brasil": o declínio das religiões tradicionais no Censo 2000. Estudos avançados, v. 18, n. 52, p. 17-28, 2004.
PRANDI, R.; SANTOS, R. W. DOS; BONATO, M. Igrejas evangélicas como máquinas eleitorais no Brasil. Revista USP, n. 120, p. 43–60, 2019.
PRANDI, R.; SANTOS, R. W. DOS. Quem tem medo da bancada evangélica? Posições sobre moralidade e política no eleitorado brasileiro, no congresso nacional e na frente parlamentar evangélica. Tempo Social, v. 29, n. 2, p. 187–214, 2017.
QUADROS, Claudia; MILLEO, Amanda. Movimento antivacinas na internet: da apropriação e recirculação do jornalismo de saúde ao empoderamento de grupos no Facebook. In: FUNDAÇÃO OSVALDO CRUZ. Fake news e saúde. Brasília: Gerência Regional de Brasilia, 2020. p. 103-108.
RECUERO, R.; SOARES, F. O Discurso Desinformativo sobre a Cura do COVID-19 no Twitter. E-Compós, v. 2, 2020.
SACRAMENTO, I. A saúde numa sociedade de verdades. Reccis, v. 12, n. 1, p. 4–8, 2018.
SACRAMENTO, I.; PAIVA, R. Fake news, WhatsApp e a vacinação contra febre amarela no Brasil. MATRIZes, v. 14, n. 1, p. 79–106, 2020.
SIEPIERSKI, P. D. Pós-Pentecostalismo e Política no Brasil. Estudos Teológicos, v. 37, p. p.47-61, 1997.
SIGNATES, L. Epistemologia e comunicabilidade: as crises das ciências, ante a perspectiva da centralidade do conceito de comunicação. Comunicação & Informação, v. 15, n. 2, p. 133–148, 2013.
SILVA, L. G. T. DA. Religião e política no Brasil. Latinoamérica. Revista de Estudios Latinoamericanos, n. 64, 2017.
SILVA, Luis Gustavo Teixeira da. Religião e política no Brasil. Latinoamérica, n. 64, p. 223-256, 2017.
SILVA, Sandra. Teorias da conspiração: Sedução e Resistência a partir da Literacia Midiática. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação). Faculdade de Letras da Universidade de Porto, Porto, 2010.
TATAGIBA, Luciana; GALVAO, Andreia. Os protestos no Brasil em tempos de crise (2011-2016). Opinião Pública, v. 25, n. 1, p. 63-96, 2019.
TAVARES, C. O papel político do jornalismo. Compolítica, v. 10, n. 2, p. 167-192, 23 set. 2020.
TEIXEIRA, A.; SANTOS, R. D. C. Fake news colocam a vida em risco: a polêmica da campanha de vacinação contra a febre amarela no Brasil. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, v. 14, n. 1, p. 72–89, 2020.
WARDLE, C.; DERAKHSHAN, H. Information Disorder: Toward an interdisciplinary framework for research and policy making. Report to the Council of Europe, p. 108, 2017.
ZIMMERMANN, F.; KOHRING, M. Mistrust, Disinforming News, and Vote Choice: A Panel Survey on the Origins and Consequences of Believing Disinformation in the 2017 German Parliamentary Election. Political Communication, v. 37, n. 2, p. 215–237, 2020.

Downloads

Publicado

2021-07-08

Como Citar

Massuchin, M. G., & Barba Santos, M. . (2021). A INTERSECÇÃO ENTRE DESINFORMAÇÃO, RELIGIÃO E PANDEMIA: A ATUAÇÃO DE CANAIS RELIGIOSOS NO YOUTUBE NO CONTEXTO DA COVID-19. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 10(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/4537

Edição

Seção

Dossiê - Mídia, religião e religiosidade na era da digitalização