USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DOS PROCESSOS AVALIATIVOS
Resumo
Face às novas configurações na produção, circulação e apropriação do conhecimento com o advento das Tecnologias da Informação e Comunicação e sua influência na formação de profissionais em nível superior, dentre estes a formação de docente, este artigo objetiva relatar uma experiência desenvolvida em três cursos de licenciatura da Universidade Federal do Acre, envolvendo o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle no apoio ao ensino presencial de graduação. Foi ofertado um curso na Plataforma Moodle denominado “Legislação da Educação Básica com base na Lei nº 9394/96” a um universo de 156 alunos. As análises têm como foco a própria realização da ação bem como os questionários respondidos pelos alunos, avaliando aspectos acerca da complementaridade dos ambientes online e presencial e como este último agrega qualidade aos processos formativos.Referências
Chizzotti, A. (20060) “Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais”. Petrópolis: Vozes; 135.
Ludke, M, André Marli. (1986) “Pesquisa em educação: abordagens qualitativas”. São Paulo: EPU.
Lisbôa, E. S.; Jesus, A. G.; Varela, A. M.; Teixeira, G. H. & Coutinho, C. P. (2009). “LMS em Contexto Escolar: estudo sobre o uso da Moodle pelos docentes de duas escolas do Norte de Portugal”. In Educação, Formação & Tecnologias; vol.2 (1); pp. 44-57, Maio de 2009, disponível no URL: http://eft.educom.pt.
Freire, Paulo. (1979) “Educação e Mudança”. 12. ed. Paz e Terra. Rio de Janeiro.
Brasileiro, Cristiane. (2014) “Em busca de um olhar articulado”. Disponível em: . (PIGEAD). Acesso em: 10 de outubro de 2014.
Paiva, Vanilda Pereira. História da educação popular no Brasil: educação popular e educação de adultos. São Paulo: Loyola, 2003.
Portaria Nº 4.059, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2004 (DOU de 13/12/2004, Seção 1, p. 34).
Oliveira, A. B. “Andragogia - a educação de adultos”. Disponível em . Acesso em: 10 de outubro de . 2014.
Rocha, Enilton Ferreira. “Os dez pressupostos andragógicos da aprendizagem do adulto: um olhar diferenciado na educação do Adulto”.. Acesso em 20 nov. 2014.
Silva, Robson Santos da. (2014) “Moodle 2 para Autores e Tutores”. 3. ed. São Paulo: Novatec, 2014
https://www.youtube.com/watch?v=rQX3i6SWxe4
CPFL | Cultura. Viver em Rede e Viver da Rede, com Augusto de Franco. Disponível em: . Acesso em 28 de novembro de 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Transferência de direitos autorais:
Declaro que após aprovado para publicação a Revista Tropos editada pela Universidade Federal do Acre (UFAC), passará a ter os direitos autorais do trabalho, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, sendo permitida a reprodução total ou parcial desde que devidamente referenciada.