USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DOS PROCESSOS AVALIATIVOS

Autores

  • Saulo Souza de Macedo Gerência de Suporte e Infraestrutura de TI - Eletrobras Distribuição Acre
  • Eunice Maia Assumpção Universidade Federal do Acre
  • Washington Luiz Aquino de Moura Centro de Educação Profissional e Tecnológica em Serviços Campos Pereira - Instituto Dom Moacyr

Resumo

Face às novas configurações na produção, circulação e apropriação do conhecimento com o advento das Tecnologias da Informação e Comunicação e sua influência na formação de profissionais em nível superior, dentre estes a formação de docente, este artigo objetiva relatar uma experiência desenvolvida em três cursos de licenciatura da Universidade Federal do Acre, envolvendo o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle no apoio ao ensino presencial de graduação. Foi ofertado um curso na Plataforma Moodle denominado “Legislação da Educação Básica com base na Lei nº 9394/96” a um universo de 156 alunos. As análises têm como foco a própria realização da ação bem como os questionários respondidos pelos alunos, avaliando aspectos acerca da complementaridade dos ambientes online e presencial e como este último agrega qualidade aos processos formativos.

Biografia do Autor

Eunice Maia Assumpção, Universidade Federal do Acre

Eunice Maia Assumpção, natural de Mâncio Lima-Acre, possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1990), especialização em Currículo e Avaliação Educacional pela Universidade Federal do Acre (1997), Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias da Informação e Comunicação (2015) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). 

É professora titular da Universidade Federal do Acre. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional. Atuando principalmente nos seguintes temas: Legislação Educacional, Avaliação da Aprendizagem, Avaliação Educacional nos cursos de formação de professores.

Atualmente é professora de Organização da Educação e Legislação Educacional,  Organização Curricular e Gestão Educacional nos cursos de Licenciatura na Universidade federal do Acre - UFAC, Currículo e Diversidade Cultural no curso de Pós-Graduação - Curso de Especialização para Formação de Professores online, na Faculdade de Educação UNB - Universidade Federal de Brasília. Atua como Formadora na curso de Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Escolar/ Escola de Gestores/MEC.

Referências

Chizzotti, A. (20060) “Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais”. Petrópolis: Vozes; 135.

Ludke, M, André Marli. (1986) “Pesquisa em educação: abordagens qualitativas”. São Paulo: EPU.

Lisbôa, E. S.; Jesus, A. G.; Varela, A. M.; Teixeira, G. H. & Coutinho, C. P. (2009). “LMS em Contexto Escolar: estudo sobre o uso da Moodle pelos docentes de duas escolas do Norte de Portugal”. In Educação, Formação & Tecnologias; vol.2 (1); pp. 44-57, Maio de 2009, disponível no URL: http://eft.educom.pt.

Freire, Paulo. (1979) “Educação e Mudança”. 12. ed. Paz e Terra. Rio de Janeiro.

Brasileiro, Cristiane. (2014) “Em busca de um olhar articulado”. Disponível em: . (PIGEAD). Acesso em: 10 de outubro de 2014.

Paiva, Vanilda Pereira. História da educação popular no Brasil: educação popular e educação de adultos. São Paulo: Loyola, 2003.

Portaria Nº 4.059, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2004 (DOU de 13/12/2004, Seção 1, p. 34).

Oliveira, A. B. “Andragogia - a educação de adultos”. Disponível em . Acesso em: 10 de outubro de . 2014.

Rocha, Enilton Ferreira. “Os dez pressupostos andragógicos da aprendizagem do adulto: um olhar diferenciado na educação do Adulto”.. Acesso em 20 nov. 2014.

Silva, Robson Santos da. (2014) “Moodle 2 para Autores e Tutores”. 3. ed. São Paulo: Novatec, 2014

https://www.youtube.com/watch?v=rQX3i6SWxe4

CPFL | Cultura. Viver em Rede e Viver da Rede, com Augusto de Franco. Disponível em: . Acesso em 28 de novembro de 2014.

Downloads

Publicado

2015-12-07

Como Citar

Macedo, S. S. de, Assumpção, E. M., & Moura, W. L. A. de. (2015). USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DOS PROCESSOS AVALIATIVOS. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 1(4). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/423

Edição

Seção

Artigos