“PARA ONDE VAI O LIXO?”: UM ESTUDO SOBRE CONSUMO E DESTINO DE RESÍDUOS EM TRÊS EMPRESAS DE RIO BRANCO – ACRE

Autores

  • Francielle Maria Modesto Mendes Universidade Federal do Acre - UFAC
  • Fernando Augusto dos Santos Universidade Federal do Acre - UFAC
  • Antônio José Rodrigues Oliveira Universidade Federal do Acre - UFAC

Resumo

A presente pesquisa foi desenvolvida durante a disciplina de Sociedade e Meio Ambiente, do curso de Comunicação Social/Jornalismo, com objetivo de conhecer o destino que é dado aos resíduos produzidos pelo Via Verde Shopping, Coca-Cola e Amazon Tintas, empresas localizadas em Rio Branco/Acre. Dessa maneira, o artigo se propõe a investigar de que forma o lixo – gerado pela cultura consumista do indivíduo no mundo contemporâneo – pode ser reutilizado para beneficiar o meio ambiente. Outra questão a ser abordada é a dificuldade em conseguir informações sobre a destinação final dos resíduos em Rio Branco, principalmente, nas empresas privadas. Será discutida ainda a maneira como as empresas se apropriaram do termo “ecopropaganda” e “marketing verde” como forma de promover o consumo e a ideia de que são sustentáveis. Para fundamentar a investigação, utilizaram-se conceitos de autores como Gino Giacomini Filho, Schirley Luft, Wilson da Costa Bueno.

Palavras – chave: Meio ambiente; Consumismo; Ecopropaganda; Lixo.

Biografia do Autor

Francielle Maria Modesto Mendes, Universidade Federal do Acre - UFAC

Professora Doutora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Acre - UFAC.

Fernando Augusto dos Santos, Universidade Federal do Acre - UFAC

Estudante do 6º período do curso de comunicação social/jornalismo

Referências

BRASIL, Janine. No Acre, projeto transforma óleo de cozinha em sabão. 14 de outubro de 2012. Disponível em http://www.portalamazonia.com.br/editoria/atualidades/no-acre-projeto-transforma-oleo-em-sabao/. Acessado em 25 de novembro de 2014.

BUENO , Wilson da Costa. Comunicação, Jornalismo e Meio Ambiente: teoria e pesquisa. São Paulo: Mojoara Editorial, 2007.

CAMPOS, Tatiana. Donas de casa aprendem a fazer sabão de cozinha com resíduo de óleo em Manoel Urbano. Disponível em http://www.agencia.ac.gov.br/noticias/acre/donas-de-casa-aprendem-a-fazer-sabao-de-cozinha-com-residuo-de-oleo-em-manoel-urbano. Acessado em 25 de novembro de 2014.

GIACOMINI FILHO, Gino. Ecopropaganda. São Paulo: Editora Senac, 2004.

_______________. Meio Ambiente e Consumo. São Paulo: Editora Senac, 2008.

LIMA, Alexandre. Funtac participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 13 de outubro de 2012. Disponível em: http://www.agencia.ac.gov.br/noticias/acre/funtac-participa-da-semana-nacional-de-ciencia-e-tecnologia. Acessado em 25 de novembro de 2014.

LUFT, Schirley. Jornalismo, Meio Ambiente e Amazônia: os desmatamentos nos jornais O Liberal do Pará e A Crítica do Amazonas/ São Paulo: Annablume: Fapesp, 2005.

MARTINS, Maria Helena Pires. O prazer das compras: o consumismo no mundo contemporâneo. 1ª. ed. – São Paulo: Moderna, 2007.

PEDRO, Antônio Fernando Pinheiro. Aspectos ideológicos de Meio Ambiente. SILVA, Bruno Campos (organizador). Direito Ambiental: Enfoques Variados. São Paulo: Lemos & Cruz, 2004.

SANTANA, Nayanne. Mulheres abrigadas no Parque de Exposições participam de oficina de produção de sabão e sabonetes vegetal. 15 de março de 2012. Disponível em: www.agencia.ac.gov.br/noticias/acre/mulheres-abrigadas-no-parque-de-exposicoes-participam-de-oficina-de-producao-de-sabao-e-sabonetes-vegetal+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acessado em 25 de novembro de 2014.

Downloads

Publicado

2015-12-06

Como Citar

Mendes, F. M. M., Santos, F. A. dos, & Oliveira, A. J. R. (2015). “PARA ONDE VAI O LIXO?”: UM ESTUDO SOBRE CONSUMO E DESTINO DE RESÍDUOS EM TRÊS EMPRESAS DE RIO BRANCO – ACRE. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 1(4). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/420

Edição

Seção

Artigos