DRAG E QUADRINHOS: APROXIMAÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS A PARTIR DA TRANSGRESSÃO E DA INTERSECCIONALIDADE
Palavras-chave:
drag, quadrinhos, interseccionalidade, transgressão, gêneroResumo
O objetivo deste estudo é discutir relações entre o fazer drag e história em quadrinhos. A proposta é promover um diálogo entre algumas das características e temas em torno de ambas as formas de arte, como a transgressão em termos políticos, narrativos e de gênero (cultural e social), bem como a temática da interseccionalidade dos marcadores de raça, classe e gênero, derivada de estudos das áreas da Política e dos Direitos Humanos, mas que atravessa o fazer drag e pode ser relacionado com a linguagem dos quadrinhos. Iniciamos o texto com uma revisão bibliográfica sobre a história da arte drag, ressaltando a presença dos elementos de transgressão e da interseccionalidade, seguida de uma aproximação teórica entre drag e quadrinhos a partir desses dois elementos. Na parte empírica e prática, realizamos análises exploratórias sobre figuras drag em histórias em quadrinhos, a fim de demonstrar como a ausência desses elementos de transgressão e interseccionalidade, presentes em ambas as formas de arte, resultam em figuras binárias e estereotipadas que passam ao largo da compreensão do fazer drag e dos potenciais da linguagem dos quadrinhos para representa-lo. Em reposta a essas ausências, utilizamos em seguida a linguagem do desenho como uma possibilidade metodológica de incorporar os elementos de transgressão e interseccionalidade nos quadrinhos, e concluímos com uma reflexão sobre como os quadrinhos podem representar os aspectos visuais e discursivos da figura drag como um corpo que apresenta múltiplas camadas.
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