DESCREVENDO IMAGENS: UM ESTUDO SOBRE A AUDIODESCRIÇÃO COMO FERRAMENTA DE ACESSIBILIDADE NO TELEJORNALISMO
Palavras-chave:
audiodescrição; acessibilidade; inclusão; telejornalismo; estudo de recepção.Resumo
O presente estudo busca refletir sobre a audiodescrição (AD) como recurso de acessibilidade comunicacional, em especial, a utilização da ferramenta inserida no contexto do telejornalismo brasileiro. Mesmo sendo uma importante fonte de informação, nenhum telejornal no Brasil possui AD em sua programação diária. Para esta pesquisa foi utilizada uma reportagem especial do Jornal do Almoço, da RBS-TV, afiliada da Rede Globo, que ofertou o recurso. O material foi apresentado a um grupo focal, durante um estudo de recepção com estudantes cegos ou com baixa visão, da Escola Especial Louis Braille de Pelotas, RS. Nos resultados os estudantes apontaram dificuldades no entendimento da reportagem quando não há AD e destacaram a importância do recurso para uma melhor compreensão do telejornal, sendo ele essencial.
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