NARRATIVAS DE PROFESSORAS: LETRAMENTO COMO TEMA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Antônia Aparecida Lima Lopes Faculdade Fameta
  • Valda Inês Fontenele Pessoa Universidade Federal do Acre - Programa de Pós-Graduação em Letras: linguagem e identidade
Palavras-chave: Professora; letramento; narrativa; educação infantil.

Resumo

O artigo é parte de uma pesquisa concluída recentemente, que teve como objeto de estudo as narrativas de professoras de educação infantil da rede do município de Rio Branco, entre os anos de 2003 a 2016. Tem como objetivo explicitar como a categoria letramento foi sendo subjetivada/concebida por nove professoras, a partir das formações continuadas de que participaram. A pesquisa é de abordagem qualitativa, para a qual foi desenhado um percurso metodológico inicial, sem a pretensão de fixidez dos métodos cientificistas. A técnica de coleta das narrativas foi o grupo focal, do qual fizeram parte nove professoras com faixa etária entre 25 a 41 anos e com tempo variável de efetivo exercício na profissão docente. A base teórica que orientou o estudo no campo da linguagem foi Bakhtin/Volochínov (1997, 2003, 2014), e os críticos Brait (1997, 2016); Faraco (2009); Fiorin (2011, 2016).  Sobre a temática do letramento, o diálogo foi com Soares (2012); Tfouni (2010); Kleiman (1995); Street (2014). Ao final foi evidenciado que a temática letramento foi construída a partir das formações continuadas, programadas pela Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco. Os conflitos e tensões permanecem envoltos ao letramento, seja ele escrito no singular enquanto uma prática exclusivamente escolar, ou grafado no plural, na qualidade de fenômeno social, construção sócio histórico e ideológico. Os princípios de desenvolvimento das formações guiaram-se pela lógica da responsabilização do desempenho e do gerenciamento de resultados.

Biografia do Autor

Valda Inês Fontenele Pessoa, Universidade Federal do Acre - Programa de Pós-Graduação em Letras: linguagem e identidade

Doutora em Educação pela PUC/SP; Mestrado pela Unicamp; Professora do Programa de Pós-Graduação (mestrado e Doutorado) em Letras: linguagem e identidade; Auutora do livro: Currículo e interdisciplinaridade na formação de professores (Edufac/2018); Organizadora, em parceria com Zuila G. C. dos Santos, do livro: Identidades: culturas, currículos e margens (CRV/2018; Organizadora, em parceria com Ivani Fazenda, do livro: O cuidado em uma perspectiva interdisciplinar (CRV/2013); Publicação de artigos em periódicos nacionais.

Referências

BAKHTIN, M. & VOLOCHÍNOV, V.N. Marxismo e filosofia da linguagem: Problemas Fundamentais do Método Sociológico na Ciência da Linguagem. Trad.: Michel Lahud e Yara Frateschi. 16ed. São Paulo: Editora Hucitec, 2014.
BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. Trad.: Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin: conceitos-chaves. 5. ed. São Paulo: contexto, 2016.
BRAIT, Beth. Bakhtin, dialogismo e construção do sentido. Campinas. SP: Editora da UNICAMP, 1997.
BEZERRA, Pulo. Polifonia. In: BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin: conceitos-chaves. São Paulo: Contexto, 2016, p. 191-220.
CORAZZA, Sandra Mara. Labirintos da pesquisa, diante dos ferrolhos. In.: COSTA, Marisa Vorraber. Porto Alegre, Mediação, 1996.
FARACO, Carlos Alberto. Linguagem & diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Contexto, 2016.
GATTI, Bernardete Angelina. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília, Líber Livros, 2005.
GATTI, Bernardete Angelina. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília, Líber Livros, 2005.
KLEIMAN, Angela B. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP.: Mercado de Letras, 1995.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
STREET, B. V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad.: Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
TFOUNI, L. V. Letramento e Alfabetização. 9ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.
Publicado
2020-11-09
Como Citar
Lopes, A. A. L., & Pessoa, V. I. F. (2020). NARRATIVAS DE PROFESSORAS: LETRAMENTO COMO TEMA DA EDUCAÇÃO INFANTIL. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 9(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/3716
Seção
Artigos