REVERBERAÇÕES PEDAGÓGICAS: AS OFICINAS MINUTO LUMIÈRE EM UMA ESCOLA CATALÃ
Palavras-chave:
Cinema; Escola; Minuto Lumière.Resumo
O presente artigo, circunscrito no campo Cinema-Educação, versa sobre uma experiência de cinema na escola desenvolvida durante o estágio de doutoramento no exterior, tendo como objeto de reflexão o exercício Minuto Lumière realizado em uma instituição escolar pública da região metropolitana de Barcelona. Partindo da premissa de que a escola é um espaço potente de formação, de invenção e de encontros dos estudantes com o cinema, para além da decodificação e interpretação dos signos cinematográficos, elegemos o Minuto Lumière como um importante aliado no processo educativo. Por meio dele, colocamos o próprio mundo em estudo. O Minuto tem a capacidade de despertar o interesse dos alunos por algo do mundo, sinalizando múltiplas possibilidades de expansão dos modos de ver, de viver e de prestar atenção ao mundo. A partir do registrado no diário de campo – instrumento utilizado dentro do escopo de uma pesquisa de abordagem qualitativa –, o processo narrado nesse trabalho tem a intenção de compartilhar reflexões sobre a introdução do cinema na escola, bem como revelar a potência dos exercícios cinematográficos para o processo de ensino e de aprendizagem. Como resultado expressivo, podemos destacar que a relação de proximidade estabelecida entre professores e estudantes, mediada pelas expressões sonoro-visuais, muito contribui para a ampliação das práticas artísticas, culturais e educativas – tanto dos docentes quanto dos discentes.
Referências
AIDELMAN, Núria. Entrevista publicada em 12 de abril de 2011. Disponível em: http://contrapicado.net/article/a-bao-a-qu-arte-en-las-aulas-entrevista-a-nuria-aidelman/. Acesso em 22 de maio de 2016.
_____. Cine en curso. La transmisión del cine como creación y la creación como experiência. Revista TOMA UNO. Córdoba, Argentina, n. 1, pp. 231-242, jul-2012.
_____. Elogio del amor. Cine en curso. Revista Cinema Comparat/ive Cinema. Barcelona, Espanha, nº 5, vol 2, Pedagogías de la creación, pp. 24-31, 2014.
BERGALA, Alain. A hipótese-cinema: Pequeno tratado de transmissão do cinema dentro e fora da escola. Rio de Janeiro: Booklink; CINEAD-LISE -FE/UFRJ, 2008.
_____. Compartir los gestos de creación. Revista Cinema Comparat/ive Cinema. Barcelona, Espanha, nº 5, vol 2, Pedagogías de la creación, pp. 12-18, 2014.
COMOLLI, Jean-Louis. La cámara. In: BALLÓ, Jordi y BERGALA, Alain. Motivos visuales del cine. Barcelona: Galaxia Gutenberg, S.L., pp: 116-121, 2016.
LARROSA, Jorge. Como entrar no quarto da Vanda: notas sobre a investigação como experiência (tendo como referência três filmes e alguns textos de Pedro Costa) e considerações sobre a investigação como verificação da igualdade (tendo como referência alguns textos de Jacques Rancière). In: KOHAN, Walter; MARTINS, Fabiana; NETTO, Maria Jacintha (orgs). Encontrar escola: o ato educativo e a experiência da pesquisa em educação. Rio de Janeiro: Lamparina, FAPERJ, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Transferência de direitos autorais:
Declaro que após aprovado para publicação a Revista Tropos editada pela Universidade Federal do Acre (UFAC), passará a ter os direitos autorais do trabalho, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, sendo permitida a reprodução total ou parcial desde que devidamente referenciada.