REVERBERAÇÕES PEDAGÓGICAS: AS OFICINAS MINUTO LUMIÈRE EM UMA ESCOLA CATALÃ

Autores

Palavras-chave:

Cinema; Escola; Minuto Lumière.

Resumo

O presente artigo, circunscrito no campo Cinema-Educação, versa sobre uma experiência de cinema na escola desenvolvida durante o estágio de doutoramento no exterior, tendo como objeto de reflexão o exercício Minuto Lumière realizado em uma instituição escolar pública da região metropolitana de Barcelona. Partindo da premissa de que a escola é um espaço potente de formação, de invenção e de encontros dos estudantes com o cinema, para além da decodificação e interpretação dos signos cinematográficos, elegemos o Minuto Lumière como um importante aliado no processo educativo. Por meio dele, colocamos o próprio mundo em estudo. O Minuto tem a capacidade de despertar o interesse dos alunos por algo do mundo, sinalizando múltiplas possibilidades de expansão dos modos de ver, de viver e de prestar atenção ao mundo. A partir do registrado no diário de campo – instrumento utilizado dentro do escopo de uma pesquisa de abordagem qualitativa –, o processo narrado nesse trabalho tem a intenção de compartilhar reflexões sobre a introdução do cinema na escola, bem como revelar a potência dos exercícios cinematográficos para o processo de ensino e de aprendizagem. Como resultado expressivo, podemos destacar que a relação de proximidade estabelecida entre professores e estudantes, mediada pelas expressões sonoro-visuais, muito contribui para a ampliação das práticas artísticas, culturais e educativas – tanto dos docentes quanto dos discentes.

 

 

Biografia do Autor

Andreza Berti, UFRJ

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE-UFRJ), com doutorado sanduíche na Universidade de Barcelona, com bolsa CNPq.

Pedagoga no Colégio de Aplicação da UFRJ, atuando como Diretora Adjunta de Ensino.

Professora com experiência na educação pública - Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior.

Pesquisadora no campo do cinema-educação.

Referências

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Publicado

2020-05-11

Como Citar

Berti, A. (2020). REVERBERAÇÕES PEDAGÓGICAS: AS OFICINAS MINUTO LUMIÈRE EM UMA ESCOLA CATALÃ. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 9(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/3431

Edição

Seção

Artigos