A FIBRA DO RISÍVEL NAS SÉRIES HUMORÍSTICAS DA TERÇA NOBRE

Autores

Palavras-chave:

Humor, terça nobre, fibra do risível, comicidade

Resumo

A partir de 1988 a TV Globo estabeleceu um padrão humorístico na faixa horária de programação denominada “Terça Nobre”, onde a série humorística apresenta uma fibra do risível perene, ou seja, elementos de roteiro e encenação que se repetem durante o tempo com fins a ensejar o riso. Apesar desta fibra se repetir, ela está em constante aprimoramento desde sua criação. Esse artigo se propõe a fazer um recorte do percurso histórico da fibra do risível em algumas séries que foram exibidas na “Terça Nobre”, presta-se a estudar, como foco, o conteúdo humorístico que utiliza de um padrão jornalístico para fazer sua piada. Como fundamentação teórica, utiliza o risível e a comicidade descrita por Bergson (1983 [1940]). Conclui-se que um dos elementos da fibra do risível perene na “Terça Nobre” é o fato das piadas-esquetes serem apresentadas como se fossem fatos jornalísticos reais, porém abordados com algum desvio de conteúdo. Trata-se de uma abordagem caricata de fatos possivelmente reais, apresentados em forma de notícia, porém, como dito, com proporções exageradas e desvios de conduta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maicon Ferreira Souza, Unicentro

Professor da Unicentro de Comunicação Social.

Referências

Martins Fontes, 1940. (1). Tradução por Zahar Editores, 1983.

BARRETO, Juliano. Mussum Forévis: Samba, mée Trapalhões. São Paulo: Leya, 2014. 432 p.

BORIS, Georges Daniel Janja Bloc; CESÍDIO, Mirella de Holanda. Mulher, corpo e subjetividade: uma análise desde o patriarcado à contemporaneidade. Revista Mal-estar e Subjetividade, Fortaleza, v. 7, n. 2, p.1-27, jan. 2007. Anual. Disponível em: <http://periodicos.unifor.br/rmes/article/download/1594/3576>. Acesso em: 15 jul. 2018.

CORRÊA, Mariza. Repensando a família patriarcal brasileira in Cadernos de Pesquisa Fundação Carlos Chagas, São Paulo, v. 1, n. 37, p.5-27, 1987.

(ORG.), SILVA, Tomaz Tadeu da; WOODWARD, Kathryn; HALL, Stuart. Identidade e Diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. 74-101 p.

SOUZA, José Carlos Aronchi de. Gêneros e formatos da Televisão Brasileira. 2. ed. São Paulo: Summus Editorial, 2015.

Downloads

Publicado

2020-04-26

Como Citar

Souza, M. F., & Keila Grando, R. (2020). A FIBRA DO RISÍVEL NAS SÉRIES HUMORÍSTICAS DA TERÇA NOBRE. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 9(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/3186

Edição

Seção

Artigos