GÊNERO E IDENTIFICAÇÃO: A FACILITAÇÃO GRÁFICA MIDIATIZADA E O RESPEITO À DIVERSIDADE
Palavras-chave:
Comunicação, Facilitação Gráfica, Gênero, DiversidadeResumo
Este trabalho aborda a facilitação gráfica midiatizada como narrativa na representação de gênero e na construção das identidades na sociedade contemporânea. O objetivo é verificar se a aplicação da facilitação gráfica pode elucidar as dúvidas acerca das diferenças de gênero. Para responder nossa questão de pesquisa foi realizado um estudo qualitativo, exploratório, no qual foram selecionados 10 vídeos publicados no YouTube. A seleção ocorreu por meio das palavras-chave: gênero, identidade de gênero, sexualidade e homossexualidade. Os vídeos que compõem a amostra são aqueles que apresentaram elementos característicos da técnica narrativa, popularmente conhecida como “vídeos desenhados”. Os principais autores que compõem nosso marco teórico são: Agerbeck (2012), Butler (2014), Rajamanickam (2003), Campos (2007), Menegon (2013) e Lima (1995). Após a análise de conteúdo, foi possível observar que os vídeos adotam uma linguagem padrão que, em alguns momentos, reforçam as oposições entre gêneros. Apesar disso, consideramos que a facilitação gráfica avança na tentativa de elucidar sobre essas diferenças.
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