20 ANOS DE PUBLICAÇÕES SOBRE TEORIA DA PRÁTICA JORNALÍSTICA NO BRASIL: UMA ABORDAGEM DE MINERAÇÃO DE DADOS

Autores

  • Livia Freo Saggin Universidade do Vale do Rios dos Sinos (UNISINOS)
  • Camila Scarrone
  • Cristine Rahmeier Marquetto
  • Raquel Gomes Carneiro

Palavras-chave:

Teoria da prática; Teoria da prática dos sujeitos; Teoria da prática e jornalismo; Prática jornalística; Mineração de dados.

Resumo

O artigo apresenta os resultados quanti-qualitativos de pesquisa de mineração de dados realizada junto a bancos de dados digitais que armazenam produções científicas brasileiras nos últimos 20 anos (do ano de 2000 até 2019). Inspirada na experiência teórico-metodológica de Ryfe (2017) que mapeou as principais publicações sobre teoria da prática jornalística em língua inglesa no serviço de indexação de citações científicas Web of Science, a pesquisa teve como objetivo investigar a incidência de publicações acadêmicas referentes à teoria da prática jornalística, buscando e problematizando a presença de publicações que trataram das práticas jornalísticas com ênfase na escuta dos sujeitos da produção e com o desenvolvimento das perspectivas teóricas de poder e resistência de Michel Foucault (1995; 2010). A abordagem metodológica de mineração de dados contou com etapas de exploração, organização, sistematização, quantificação e análise dos dados, possibilitando avistar um panorama da produção científica brasileira disponível nos bancos de dados pesquisados. Os resultados apontam que a teoria da prática jornalística tem sido construída e discutida no cenário científico brasileiro a partir de publicações que pouco escutam os sujeitos da produção jornalística (9% dos trabalhos), e que tampouco problematizam as noções de poder e resistência destes sujeitos através das estruturas e relações de poder vigentes (6% dos trabalhos). Os resultados ainda apresentam os principais autores teóricos utilizados pelas publicações mineradas e as variações no número de publicações por ano.

Biografia do Autor

Camila Scarrone

Mestranda em Ciêncas da Comunicação pela Universidade do vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Cristine Rahmeier Marquetto

Doutoranda em Ciêncas da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Raquel Gomes Carneiro

Doutoranda em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Referências

BOURDIEU, Pierre. Meditações Pascalianas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.
CAMILO, Cássio Oliveira. SILVA, João Carlos da. Mineração de Dados: Conceitos, Tarefas, Métodos e Ferramentas. Relatório Técnico (RT-INF_001-09), Instituto de Informática Universidade Federal de Goiás, Agosto, 2009.
CARVALHO, Deborah Ribeiro; DALLAGASSA, Marcelo. Mineração de dados: aplicações, ferramentas, tipos de aprendizado e outros subtemas. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, Curitiba, v. 3, n. 2, p. 82-86, jul./dez. 2014. Disponível em: <http://www.atoz.ufpr.br>. Acesso em: 23 jul 2019.
FOUCAULT, Michel. O Sujeito e o Poder. In: DREYFUS, Hubert; RABINOW, Paul. (Orgs.). Michel Foucault: Uma Trajetória Filosófica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.
FALCI JÚNIOR, Geraldo Ramos. Metodologias de Mineração de Dados aplicadas a Ambientes Educacionais Online. 2010. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, 2010.
GIDDENS, Anthony. A constituição da sociedade. 2. ed. São Paulo: Martins Fonte, 2003.
MAROCCO, Beatriz. Como interrogar a prática jornalística desde uma abordagem crítica?. Anais… 16º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. São Paulo, novembro de 2018. Disponível em: <http://sbpjor.org.br/congresso/index.php/sbpjor/sbpjor2018/paper/viewFile/1344/898>. Acesso em: 29 jul 2019.
ORTNER, Sherry. Uma atualização da teoria da prática. Poder e projetos: reflexões sobre a agência. In.: GROSSI, Miriam Pillar; ECKERT, Cornelia; FRY, Peter Henry. (Orgs.). Reunião Brasileira de Antropologia. Conferências e práticas antropológicas (2ª ed., Goiânia, 2006). Blumenau: Nova Letra, 2007, p. 17-45.
RYFE, David. A practice approach to the study of news production. Journalism, v.19, n.2, p. 217-233, 2018.
VEIGA DA SILVA, Márcia. Trajetórias de vida e práticas jornalísticas afeitas à alteridade: a inclusão da subjetividade na subversão dos modos de objetivação do jornalismo. Anais… 16º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. São Paulo, novembro de 2018. Disponível em: <http://sbpjor.org.br/congresso/index.php/sbpjor/sbpjor2018/paper/viewFile/1344/900>. Acesso em 29 jul 2019.
WINKIN, Yves. A nova comunicação: Da teoria ao trabalho de campo. Campinas: Papirus, 1998.

Downloads

Publicado

2019-11-30

Como Citar

Freo Saggin, L., Camila Scarrone, Cristine Rahmeier Marquetto, & Raquel Gomes Carneiro. (2019). 20 ANOS DE PUBLICAÇÕES SOBRE TEORIA DA PRÁTICA JORNALÍSTICA NO BRASIL: UMA ABORDAGEM DE MINERAÇÃO DE DADOS. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 8(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/2887

Edição

Seção

Artigos