A EXPERIÊNCIA JORNALÍSTICA NA UFAC RÁDIO WEB: COMO A PRÁTICA RADIOFÔNICA INFLUENCIA NA FORMAÇÃO DO JORNALISTA

Autores

  • Wagner da Costa Silva Universidade Federal do Acre - UFAC
  • Tatyana Lima Sá Universidade Federal do Acre - UFAC

Resumo

Criada em 30 de outubro de 2012, a Ufac Rádio Web trazia consigo o objetivo de aproveitar o espaço do estúdio de rádio já existente, porém pouco utilizado, colocar em prática os conhecimentos aprendidos em sala de aula e, ainda, promover na internet a produção dos estudantes. Três alunos, dois professores e um técnico foram entrevistados individualmente sobre os benefícios da programação radiofônica para a formação de um jornalista profissional. A pesquisa mostra que, apesar do pouco tempo de atividade, a Ufac Rádio Web se tornou um importante espaço de aprendizado para os discentes, aliando teoria e prática, e ainda, possibilitando aos alunos ter uma noção básica do ambiente profissional que encontrão ao terminarem a graduação. 

Referências

DIAS, Samantha Gomes. OutrOlhar sobre o ensino de jornalismo: uma análise da importância do jornal-laboratório para a formação profissional. Trabalho de Conclusão de curso (graduação). Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2011.

LAGE, Nilson. Para que serve um curso de Jornalismo? Disponível em: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/da060220021.htm. Acesso em agosto de 2014.

MARQUES, Márcia. Laboratório: espaço de pesquisa empírica em jornalismo. Universidade de Brasília, Brasília, DF: Intercom, 2003.

MCLEISH, Robert. Produção de Rádio. Um guia abrangente de produção radiofônica. São Paulo: Summus, 2001.

MORAES, Ênio Júnior. MALULY, Luciano. OLIVEIRA, Dennis. Antes da pauta: linhas para pensar o ensino do jornalismo no século XXI. São Paulo: ECA/USP 2013.

VIEIRA, Antônio Júnior. Uma Pedagogia para o jornal-laboratório. 2002. Tese de doutorado, São Paulo, ECA/USP. Disponível em http://pt.scribd.com/doc/17272445/VIEIRAJr-Uma-pedagogia-para-o-jornallaboratorio. Acesso em agosto de 2014.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2015-06-13

Como Citar

Silva, W. da C., & Sá, T. L. (2015). A EXPERIÊNCIA JORNALÍSTICA NA UFAC RÁDIO WEB: COMO A PRÁTICA RADIOFÔNICA INFLUENCIA NA FORMAÇÃO DO JORNALISTA. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 1(3). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/227

Edição

Seção

Artigos