CONSTRUÇÕES DISCURSIVAS SOBRE O MUNDO DO TRABALHO NA OBRA JORGE, UM BRASILEIRO, DE OSWALDO FRANÇA JÚNIOR

Autores

  • Carla Prado Lima Silveira Vilela Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Angela Maria Rubel Fanini

Resumo

Neste artigo, são analisadas as construções discursivas sobre o mundo do trabalho no romance Jorge, um brasileiro (1967), de Oswaldo França Júnior. A pesquisa tem como embasamento teórico para o campo da linguagem os conceitos de Bakhtin e do Círculo, proposta que auxilia a perceber certas peculiaridades artísticas e composicionais da estrutura do romance, a partir da matriz dialógica como princípio constitutivo do enunciado. Para o mundo do trabalho, a análise pauta-se nas reflexões de pensadores que contribuíram para um olhar mais crítico sobre essa temática na obra, como Marx e Engels, Lukács, Gorz e Antunes. Os discursos sobre o trabalho são investigados a partir da dialogia entre dois planos enunciativos ambivalentes no romance, o da sociedade capitalista, onde paira a exploração daquele que vende sua força de trabalho, e o do trabalho coletivo e socializado, que cria um universo simbólico sutil em que é possível o trabalho e as relações sociais carregarem sentidos mais humanos. O primeiro plano aponta para um certo fatalismo quanto à jornada do trabalhador que vende sua mão de obra na sociedade de mercado e, por mais que lute e se esforce, não logra romper com a hierarquização social ou ter uma vida mais emancipada. O segundo plano é dado simbolicamente como campo de resistência e apresenta uma arquitetônica dotada de certa positividade, onde o trabalho é fator de socialização. Isso confere uma forte crítica à sociedade capitalista, em que a lógica da racionalidade econômica impera.

Biografia do Autor

Carla Prado Lima Silveira Vilela, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Formada em Letras, Mestrado interdisciplinar em Tecnologia e Sociedade da UTFPR, Doutoranda na UTFPR, Doutorado em Tecnologia e Sociedade.

Angela Maria Rubel Fanini

Professora da UTFPR e da UNIANDRADE, Pós-graduação mestrado e doutorado.Bolsista em produtividade em pesquisa do CNPq.

Downloads

Publicado

2018-07-19

Como Citar

Vilela, C. P. L. S., & Fanini, A. M. R. (2018). CONSTRUÇÕES DISCURSIVAS SOBRE O MUNDO DO TRABALHO NA OBRA JORGE, UM BRASILEIRO, DE OSWALDO FRANÇA JÚNIOR. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 7(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/1841

Edição

Seção

Artigos