EXÍLIO NA RUA PRINCIPAL: A MÚSICA COMO EXPRESSÃO DA IDENTIDADE TERRITORIAL - E EM REDE - NA BANDA LOS PORONGAS

Autores

  • Giselle Xavier d'Avila Lucena Universidade Federal do Acre
  • Thiago Pereira Alberto PUC Minas

Resumo

O cenário da indústria cultural e das interações midiatizadas oportunizam relações sociais que conectam diferentes tempos e espaços. As relações com os lugares e as expressões identitárias se tensionam e se reinventam. A partir disso, este artigo propõe algumas reflexões sobre a expressão identitária localizada nas canções da banda Los Porongas. Geograficamente nascidos num dos extremos “fora do eixo”, o grupo é exemplo de artistas moldados pelas novas condições de produzir música, e conduz um repertório que não apela nitidamente aos chamados regionalismos, mesmo assim, mantém intrínseco o sentimento de ser acreano, embora num contexto onde as movimentações em rede potencializam o carácter flexível e maleável da identidade. 

Biografia do Autor

Giselle Xavier d'Avila Lucena, Universidade Federal do Acre

Professora auxiliar da Universidade Federal do Acre. Mestre em Comunicação Social - Interações Midiáticas (PUC Minas). Especialista em Produção e Crítica Cultural (IEC/PUC Minas); Graduada em Comunicação Social/Jornalismo (UFAC).Tem experiências na área de Comunicação, atuando principalmente nos temas: redes sociais na internet, e interações midiatizadas, identidade, memória, política cultural e diversidade cultural.

Thiago Pereira Alberto, PUC Minas

Mestre em Comunicação e Interações Midiatizadas pela PUC Minas.

Downloads

Publicado

2014-03-17

Como Citar

Lucena, G. X. d’Avila, & Alberto, T. P. (2014). EXÍLIO NA RUA PRINCIPAL: A MÚSICA COMO EXPRESSÃO DA IDENTIDADE TERRITORIAL - E EM REDE - NA BANDA LOS PORONGAS. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 1(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/13

Edição

Seção

Artigos