NOTAS SOBRE METODOLOGIA E O SABER COMUNICACIONAL A PARTIR DO VIÉS DA ESCOLA DE CHICAGO
Resumo
Este trabalho trata de reflexão epistemológica acerca do entendimento conceitual metodológico no campo da Comunicação, tendo como norte a perspectiva da Escola de Chicago, que é fundada em meados do século XIX e influencia fortemente a sociologia norte-americana até a primeira metade do século XX. Estes estudos marcam posteriormente a consolidação do campo da Comunicação, sobretudo a partir de Robert Park e suas observações acerca do fenômeno do Jornalismo e o processo migratório nos Estados Unidos. Ao eleger um olhar metódico centrado no contexto da pesquisa consoante a perspectiva de Chicago, defende-se o entendimento metodológico em sintonia com a proposta de construção do conhecimento acerca do saber comunicacional onde possa ocorrer a passagem do pesquisador de um modo de anomia para outro que permita a autonomia diante da pesquisa acadêmica. Além disso, o trabalho visa contribuir com a reflexão acerca de vícios metodológicos e lógicas apropriadas no estudo de fenômenos acerca da comunicação, bem como o resgate de uma concepção conceitual metodológica voltada para um entendimento além da descrição metódica.Referências
ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. Trad. (1ª ed.) Alfredo Bosi; rev. Tradução e novos textos Ivone Castilho Benedetti. 5ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BECKER, H. A escola de Chicago. Mana, vol.2, n˚.2, Rio de Janeiro. (1996) Disponível:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010493131996000200008 Acesso em: 20 set. 2016
BLUMER, H. A natureza do interacionismo simbólico. In: Mortensen, C. (Org.) Teoria da Comunicação: textos básicos. SP: Mosaico, 1980.
BOUGNOUX, D. Introdução às ciências da comunicação. Bauru: EDUSC, 1999.
COULON, A. A Escola de Chicago. Campinas, SP: Papirus Editora, 1995.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. E-Book (2003). Disponível em: http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/socespetaculo.pdf Acesso em: 15 ago. 2016
DEMO, P. Um elogio ao Erro. In: Metodologia científica em ciências sociais. SP: Atlas, 1995. p. 52-58.
DONSBACH, W. The international encyclopedia of communication. Blackwell Publishing: Oxford (UK), 2008.
GHIRALDELLI Jr, P. O que é pragmatismo? São Paulo: Brasiliense. Coleção Primeiros Passos, 2007.
GOODE, W. J. & HATT, P. K. Métodos em pesquisa social. São Paulo: Ed. Nacional, 1989.
GOFFMAN, E. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis (RJ): Vozes, 1985.
JOAS, H. Interacionismo simbólico. In: Giddens, A. & Turner, J. (orgs.) Teoria Social Hoje. São Paulo: Editora UNESP, 1999. pp. 127-174.
KAPLAN, A. A conduta na Pesquisa. Metodologia para as ciências do comportamento. São Paulo: EPU/EDUSP, 1975.
KOYRÉ, A. Estudos de história do pensamento científico. Brasília: UnB, 1982.
MARCONDES, C. Das Coisas que nos fazem pensar: o debate sobre a Nova Teoria da Comunicação. São Paulo: Ideias & Letras, 2014.
MATTELART, A. & M. Penser les medias. 1. ed. Paris: La Découverte, 1991.
MILLS, C. W. La imaginación sociológica. Santiago: Fondo de Cultura Econômica, 1995.
______. Sobre o Artesanato Intelectual e outros ensaios. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
PARK, R. A notícia como forma de conhecimento: um capítulo da sociologia do conhecimento. In: BERGER, C; MAROCCO, B. A era glacial do jornalismo: teorias sociais da imprensa. Porto Alegre: Sulina, 2008.
PARSONS, T. A estrutura da Ação Social. Um estudo de Teoria Social com especial referência a um grupo de autores recentes. Vol. I – Marshall, Pareto, Durkheim. Petrópolis (RJ): Vozes, 2010
RAMÓN y CAJAL, S. Preocupações do principiante. In: Regras e conselhos sobre a investigação científica. SP: USP, [1920], 1979. p.9-23.
RUSSI, P. Angulações reflexivas sobre um “não saber metodológico”. Anais XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom, 2007.
SANTAELLA, L. Comunicação e pesquisa. São Paulo: Hacker, 2001.
SFEZ, L. Crítica da comunicação. 2. ed. São Paulo: Loyola, 1994.
VARGAS LLOSA, M. A civilização do espetáculo. Trad. Ivone Benedetti, Rio de Janeiro: Objetiva, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Transferência de direitos autorais:
Declaro que após aprovado para publicação a Revista Tropos editada pela Universidade Federal do Acre (UFAC), passará a ter os direitos autorais do trabalho, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, sendo permitida a reprodução total ou parcial desde que devidamente referenciada.