NOTAS SOBRE METODOLOGIA E O SABER COMUNICACIONAL A PARTIR DO VIÉS DA ESCOLA DE CHICAGO

Autores

  • Daiani Ludmila Barth Universidade Federal de Brasília/Universidade Federal de Rondônia

Resumo

Este trabalho trata de reflexão epistemológica acerca do entendimento conceitual metodológico no campo da Comunicação, tendo como norte a perspectiva da Escola de Chicago, que é fundada em meados do século XIX e influencia fortemente a sociologia norte-americana até a primeira metade do século XX. Estes estudos marcam posteriormente a consolidação do campo da Comunicação, sobretudo a partir de Robert Park e suas observações acerca do fenômeno do Jornalismo e o processo migratório nos Estados Unidos. Ao eleger um olhar metódico centrado no contexto da pesquisa consoante a perspectiva de Chicago, defende-se o entendimento metodológico em sintonia com a proposta de construção do conhecimento acerca do saber comunicacional onde possa ocorrer a passagem do pesquisador de um modo de anomia para outro que permita a autonomia diante da pesquisa acadêmica. Além disso, o trabalho visa contribuir com a reflexão acerca de vícios metodológicos e lógicas apropriadas no estudo de fenômenos acerca da comunicação, bem como o resgate de uma concepção conceitual metodológica voltada para um entendimento além da descrição metódica.

Biografia do Autor

Daiani Ludmila Barth, Universidade Federal de Brasília/Universidade Federal de Rondônia

Professora Assistente Departamento de Jornalismo - Unir

Doutoranda Comunicação e Sociedade - UnB

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Publicado

2017-07-23

Como Citar

Barth, D. L. (2017). NOTAS SOBRE METODOLOGIA E O SABER COMUNICACIONAL A PARTIR DO VIÉS DA ESCOLA DE CHICAGO. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 6(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/1198

Edição

Seção

Artigos