AS PEQUENAS COMUNIDADES AMAZÔNICAS COMO NOVOS DESTINOS TURÍSTICOS
Palavras-chave:
Comunidades Amazônicas, Culturas Populares, Turismo, Meios de Comunicação de MassaResumo
O presente trabalho desenvolve uma análise sobre o aumento das atividades turísticas nos últimos anos e sobre como os motivos ligados aos incentivos a esta atividade econômica fizeram com que as pequenas comunidades amazônicas e suas culturas populares se tornassem novos destinos turísticos. Para isso desenvolve-se uma análise de dois tipos de turismo: o turismo emancipador, que busca gerar renda e fortalecer os laços identitários das comunidades tradicionais e o turismo predatório, que, incentivado pelos meios de comunicação de massa, deforma a identidade sociocultural das populações, produzindo um turismo que visa somente o lucro. O artigo procura discorrer sobre os processos de enculturação promovidos pela mídia, bem como sobre as possibilidades frente a estes processos.Referências
ADORNO, T.W. A indústria cultural. In: Cohn, G. (Org.). Comunicação e indústria cultural. São Paulo: Nacional, 1978.
BECKER, B.K. Amazônia: geopolítica na virada do III milênio. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.
FERREIRA, M. N. Alternativas metodológicas para a produção científica. São Paulo. Celacc/ Eca/ USP. 2006.
------. Comunicação, resistência e cidadania: as festas populares. Comunicação e Política, v. 24, p. 61-71, 2006.
--------. A festa como objeto de estudo: Uma introdução. Extraprensa: São Paulo -Celacc-ECA/USP, v. 8, n. outubro, p. 14-22, 2000.
--------. As Festas Populares na Expansão do Turismo: a experiência italiana. São Paulo: Arte&Ciência, 2001. 111 p.
--------. Globalizar a luta para globalizar a esperança. Comunicação e Política, Rio de Janeiro - R.J, v. 23, n. 03, 2005.
--------. Os desafios da produção científica no neoliberalismo: As culturas e a comunicação subalterna. Comunicação e Política, Rio de Janeiro, v. 25, p. 101-120, 2006.
---------. Identidade cultural e turismo emancipador. São Paulo: Celacc/ECA/USP, 2005. 224 p.
---------. Globalização e Identidade Cultura na América Latina. São Paulo: CEBELA, 1995.
HALL, S. A Identidade Cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro:DP&A, 2000.
MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: Comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
RIBEIRO. D. Cultura e Alienação. In: Os brasileiros: Teoria do Brasil. Petrópoles: Vozes, 1983. p 81-166.